Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Escola de samba, dança do ventre e show de frade na Festa da Penha

Noite Franciscana resgata gesto de aproximação entre cristãos e muçulmanos


Noite Franciscana contará com  atrações musicais
Noite Franciscana contará com atrações musicais
Foto: Divulgação

Em 1219, no tempo das Cruzadas para a conquista da Terra Santa, São Francisco de Assis desafiou o ódio e a intolerância da guerra e visitou o sultão Al-Malik-al Kamil, na cidade de Damieta, no Egito, para defender a paz.

Oitocentos anos depois, o gesto será celebrado através do “Tributo Paz e Bem”, na Noite Franciscana, durante a Festa da Penha 2019.

O evento será composto por apresentações de músicas, teatro, bateria da Mocidade Unida da Glória e dança do ventre. Será realizado no dia 26 de abril de 2019, às 19h30, no Campinho do Convento da Penha, como parte da programação do Oitavário em preparação para a grande da Padroeira do Espírito Santo. A entrada é gratuita.

O objetivo é promover múltiplas expressões artísticas, resgatando o gesto fraterno e corajoso do Santo de Assis e do Sultão e a inspiração para a permanente busca pela paz, a fraternidade, o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito entre todos os povos e religiões.

Veja o que vai rolar

Teatro - O Santo e o Sultão - Ao relembrar o gesto de São Francisco, a peça O Santo e o Sultão reviverá a atitude missionária de aproximação entre cristãos e muçulmanos, em contraposição aos sangrentos movimentos militares cristãos, conhecidos como Cruzadas, revelando o quanto a mensagem em defesa do respeito e da tolerância se mantém primordial nos tempos atuais. A criação é da Baobá Cultural Produções.

Dança do Ventre - O teatro se mesclará com um espetáculo de Dança do Ventre criado para a celebração da visita de São Francisco ao Sultão. A apresentação será coordenada pela bailarina, coreógrafa e professora de Dança do Ventre Natália Piassi.

Show Musical do Frei Paulo Cesar – Vigário Casa, Atendente Conventual e Animador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) local, o Frei Paulo César fará um show musical integrado por clássicos nacionais, misturando rock, samba e MPB.

MUG - Ao final do show musical, os ritmistas da bateria da Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG) farão uma apresentação para homenagear Nossa Senhora da Penha e para celebrar a importância da arte e da cultura na construção da paz.

Ver comentários