Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Vigília Pascal na Praia de Manguinhos

A programação acontece neste sábado (20), a partir das 21 horas


Procissão luminosa em Manguinhos
Procissão luminosa em Manguinhos
Foto: Divulgação

A Paróquia São José de Calasanz, em Feu Rosa, na Serra, realiza no próximo sábado (20) a Vigília Pascal, celebrada na praia de Manguinhos, a partir das 21 horas, com procissão luminosa pela praia, batismos dentro do mar, e Eucaristia à luz da lua. "São convidadas todas as pessoas que desejem celebrar a passagem de Jesus da morte para a vida”, explicam os organizadores da vigília.

O padre José Carlos, pároco da Paróquia São José de Calasanz, explicou os passos da vigília: A celebração começa com a a liturgia da luz, quando se acende uma grande fogueira na praia a partir do fogo santo que nasce ao abençoar e incendiar a Cruz que foi carregada pelo crucificado na Sexta-feira da Paixão. Nesse ‘fogo santo’ será aceso o Círio Pascal que acompanhará, a partir dessa noite, todo o tempo da Páscoa.

Em seguida, começa a liturgia da palavra, em que recordam-se as maravilhas de Deus ao longo da história. O próximo passo é a liturgia batismal, em que os catecúmenos, preparados para receber o batismo, caminham na frente da procissão; entrando dentro de um círculo de fogo na areia, se prepararando para, dentro do mar, receber o batismo.

A liturgia eucarística é o momento culminante da vigília, celebrando a Páscoa, comemorando a memória da entrega de Jesus na cruz e sua ressurreição.

Notas da semana

Paixão de Cristo em Baixo Guandu

A Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, convida você e a sua família para assistirem à encenação da paixão, morte e resssurreição de Jesus Cristo! “São mais de 150 voluntários envolvidos neste grande evento de fé e evangelização”, dizem os organizadores.

Será no dia 19 de abril, às 19h30, no campo do GB, ao lado da matriz. Para entrar é preciso levar 1kg de alimento não perecível.

Paixão de Cristo em Baixo Guandu
Paixão de Cristo em Baixo Guandu
Foto: Divulgação

Ver comentários