Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Show de Adriana Arydes na Festa de Corpus Christi na Serra

Programação que acontece no bairro Barcelona contará com tapete de 1.350 metros de extensão


arydes.jpg
arydes.jpg

 

 

No próximo dia 20 de junho, acontece pelo sétimo ano consecutivo a Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona na Serra. O evento que todos os anos reúne milhares de pessoas é realizado pela Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria, que expõe na principal avenida do bairro um tapete temático com mais de 1.350 metros de extensão, que este ano terá como tema “Corpus Christi: O Sustento da Igreja”.

Na programação será realizada santa missa na matriz às 8h, presidida pelo padre Ricardo Zonta. Durante o dia, acontece a exposição do tapete temático. Já às 18h, será celebrada a missa campal presidida, pelo padre Tiago Roney Sancio, em frente a Comunidade Sagrado Coração de Maria (próximo ao ponto final do ônibus). Depois, os fiéis seguem em procissão luminosa até a praça da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, onde acontece a bênção solene do Santíssimo. Para fechar o evento, todos poderão participar exposição de barraquinhas e show com Adriana Arydes.

Colatina

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Catedral de Colatina, os tapetes serão confeccionados na Avenida Getúlio Vargas, na quarta-feira, dia 19, a partir das 22 horas e durante toda a madrugada. Na quinta-feira, a partir das 8 horas, as pessoas poderão apreciar os tapetes. A missa solene será às 18 horas, na Catedral, presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir. Na praça em frente à Catedral, haverá cadeiras e telões. Os temas dos tapetes são diversos: Oração do Pai Nosso, Santo Anjo, Mistérios do Rosário, além dos padroeiros das comunidades. A Festa de Corpus Christi está dentro da programação da festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus.

Praia do Canto

Para marcar a data, será celebrada uma missa solene às 9h na igreja matriz da Paróquia Santa Rita Praia do Canto em Vitoria, seguida de procissão.

A tradição da paróquia é fazer os tapetes para procissão com lençóis e cobertores, que depois serão doados a instituições. Esta é uma forma de ajudar as pessoas mais necessitadas, que receberão os cobertores antes da chegada do inverno – e, ainda, cuidar do meio ambiente.

As pessoas que quiserem doar lençóis e cobertores para serem usados na procissão podem entregá-los na secretaria paroquial. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Notas da semana

Palestra em Colatina

“Qual é a sua razão de viver?”. Este será o tema da palestra do psiquiatra e conferencista Dr. Aldeniz Leite, de São Paulo, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas (SCEE). Será neste domingo (16), das 9h às 10h, na sede da SCEE, que fica na Rua Santa Maria, 51, Centro. Telefone: 99638-2285.

Palestras em Guarapari

O Grupo Espírita Allan Kardec (Geak), de Guarapari, convida a todos para as palestras que acontecem nesta segunda-feira (17), às 20h, e nesta quarta (19), às 15h. Na segunda, o tema será “As Bem-Aventuranças”, com Paulo Guanandy. Já na quarta, Bruno Cabral fala sobre “Pedi e Obtereis”. O endereço é Rua Horácio Santana, 412, Guarapari.

 

 

Caminhada ecumênica pela paz

A necessidade da paz na sociedade será novamente lembrada durante a 10° Caminhada Ecumênica pela Paz, que acontece neste domingo (16), com concentração e saída da Pracinha de Itararé, em Vitória.

A realização da Caminhada é da Ação Diaconal Ecumênica, formada pela Igreja Católica (Paróquias Santa Teresa de Calcutá, de Itararé; São José, de Maruípe; e São Pedro Apóstolo, de São Pedro V), a Igreja Presbiteriana Unida e a Igreja Luterana, e se traduz em uma ação que chama a sociedade à reflexão sobre a estigmatização dos bairros de periferia com relação à violência.

“É necessário mostrar para a sociedade que há muitas coisas boas acontecendo nos bairros periféricos e que a questão da violência está ligada a como o poder público responde a ela”, comentou padre Kelder Brandão Figueira, pároco da Paróquia Santa Teresa de Calcutá.

Antes da caminhada, às 8 horas, sera realizada uma celebração ecumênica e um café partilhado na pracinha de Itararé. Em seguida todos seguirão para a pracinha da comunidade matriz, em Maruípe.

Ver comentários