Coluna da Fé

Coluna assinada por Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Missa e ações de saúde abrem Outubro Rosa no Convento

Santuário vai participar da campanha de prevenção ao câncer realizada pela Afecc todos os anos


Pessoas subindo a escadaria do Convento da Penha
Pessoas subindo a escadaria do Convento da Penha
Foto: Ricardo Medeiros

 

 

O Convento da Penha em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, vai promover neste sábado (28) a tradicional Missa de Abertura do Outubro Rosa e uma tarde com diversas atividades em atendimento de saúde. O evento será realizado no Campinho do Convento, a partir das 14h.

Profissionais da Prefeitura de Vila Velha vão medir o índice glicêmico dos fiéis, além de aferição de pressão, avaliação nutricional, orientação aos cuidados da saúde da mulher, atendimento psicológico e outras ações. Haverá também atração para as crianças. Será montada uma tenda com atividades realizadas por voluntários do Convento com pintura facial, desenhos de colorir, contação de histórias bíblicas, além de saborosos lanches.

O guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela Afecc e o empenho das pessoas para a realização da campanha. Ele explicou ainda que o Convento participa da campanha para reforçar a conscientização entre as mulheres e as famílias capixabas, além de levar palavras de incentivo, ânimo e encorajamento. “O Convento da Penha se une aos esforços dos que lutam por uma vida saudável e de intenso combate ao câncer. A nossa contribuição à campanha é incentivar a prevenção, as discussões na sociedade e dar coragem para o tratamento, pedir que tenham fé”, afirma.

Para a presidente da Afecc, Marilucia Dalla, “a parceria do Convento é importantíssima para o conforto espiritual e emocional, além de ajudar no alerta para a importância da detecção e tratamento precoce do câncer. É necessário que todos se unam nos cuidados com a saúde”, disse.

Também durante a ação no Convento, a Secretaria Municipal de Saúde fará o anúncio do programa “Fila Zero”, que consiste em um evento realizado no CEMAS (Centro Municipal de Atenção Secundária), que fica no bairro Olaria (próximo ao Centro de Vila Velha), onde mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar o exame da mamografia, no mesmo dia, sem marcação prévia. Os dias serão divulgados no sábado, no Campinho.

Notas da semana

Workshop de Artes Cênicas

O Gaudim espaço cultural, ligado à Comunidade Católica Shalom, realiza neste domingo (29) o Workshop de Artes Cênicas, com o professor Deivid Leite. O encontro será realizadi de 9 às 16 horas, em Jardim da Penha, Vitória. Na programação do curso, temas como introdução à história do teatro, jogos de prontidão, dominando o espaço cénico, construção de cena, exercícios de criação coletiva e dicas teatrais.

O investimento para a participação é de R$ 15 e o Gaudim fica na Rua Comissário Octávio de Queiroz 40. Jardim da Penha. Informações com Mariana (27) 99816-7103 ou Janua (85) 999376026, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Inaugurado este mês, o Espaço Gaudium oferece cursos de fotografia, violão, canto, teatro infantil, e teatro para jovens e adultos. O termo Gaudium vem do latim e significa alegria, “a nossa missão é, justamente, transmitir beleza e alegria através da arte”, contam os responsáveis pelo local. Ainda é possível se inscrever em algumas das aulas ofertadas pelo espaço.

Dom Dario e São Francisco

A tradicional bênção dos animais no Convento São Francisco, que este ano completa 13 anos, será conduzida pelo arcebispo Dom Dario Campos às 9h do dia 4 de outubro. Nesta data, a Igreja celebra o dia de São Francisco de Assis, protetor dos pobres, da natureza e, principalmente, padroeiro dos animais. O arcebispo também participa da Festa de São Francisco em Laranjeiras, na Serra, celebrando uma missa às 19h30 de quarta-feira, 2 de outubro.

Ver comentários