Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Rachadura em piso de praça nova, na Serra

Confira a coluna Dona Encrenca desta quarta-feira, 10 de maio


A praça de Bairro de Fátima, Serra, foi inaugurada há quase dois anos e já apresenta problemas que preocupam moradores
A praça de Bairro de Fátima, Serra, foi inaugurada há quase dois anos e já apresenta problemas que preocupam moradores
Foto: Reprodução / TV Gazeta

Uma praça inaugurada em 2015 já está dando dor de cabeça aos moradores do Bairro de Fátima, na Serra. Ela fica bem na divisa com o bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Antes de virar um espaço para os moradores praticarem atividades físicas e passar o tempo, a área era um lixão. Então, a Prefeitura da Serra transformou o local, mas isso não quer dizer que os problemas acabaram.

Há cerca de 40 dias, uma rachadura apareceu, cortando a pracinha bem ao meio. Além disso, a fenda chega a ter o espaço de um dedo e está elevada em alguns pontos.

A praça fica em uma parte alta do Bairro de Fátima. E a ponta da área de lazer, onde ficam alguns aparelhos de ginástica e crianças e idosos se exercitam, que afundou e formou a rachadura. Lembrando que abaixo, encostado no barranco onde está a construção, passa uma rua.

O pessoal da TV Gazeta procurou a Prefeitura da Serra e, já podemos comemorar, pois temos notícias boas. A administração da cidade explicou que, por ser um lixão antigamente, o terreno passou por problemas que, com o peso dos equipamentos, causaram a rachadura no concreto da praça.

Mas a obra ainda está dentro do prazo de garantia. Por isso, a empresa que realizou a construção já está corrigindo o problema. A previsão é que o reparo seja feito em 15 dias. Caso outro problema aconteça, a empresa vai ser acionada novamente para o conserto.

Encrencas

Esgoto vazando

Na Rua Rio Marinho, em Eldorado, na Serra, o esgoto incomoda há mais de 10 anos
Na Rua Rio Marinho, em Eldorado, na Serra, o esgoto incomoda há mais de 10 anos
Foto: Reprodução / Google Maps

“Dona Encrenca, nos ajude, por favor! Enfrentamos este problema no esgoto há mais de 10 anos. Ele sempre entope, jogando toda esta sujeira pra cima causando mal cheiro. A situação piora quando os ônibus passam, geralmente correndo, e espalham a água suja de esgoto pra dentro de nossas casas. A rua está fechada e só vamos liberar quando vierem até aqui e trocarem toda as manilhas que são pequenas e não dão vazão para a quantidade de esgoto que passa no local. Isso é uma vergonha porque é uma avenida principal e está assim há mais de 10 anos, a Cesan vem, desentope mas, dois ou três dias depois, o problema aparece novamente. Os moradores pedem socorro! O problema é na Rua Rio Marinho, depois da igreja testemunho de Jeová, em Eldorado, na Serra”.

Débora, Serra

- A princípio, enviamos a reclamação para a Prefeitura da Serra. Porém, o órgão disse que o problema é de responsabilidade da Cesan. Então, entramos em contato com a concessionária que nos disse que, no mês passado, foi realizada uma intervenção no local. Segundo a Cesan foram substituídos, aproximadamente, 12 metros de rede de esgotamento sanitário no bairro. Mas parece que a troca de manilhas não funcionou muito bem, pois recebemos a reclamação na semana passada. Vamos voltar a falar com a Cesan para cobrar mais detalhes do caso.

Cachorros à solta

“No bairro Vila Nova, em Vila Velha, tem muito cachorro vira lata nas ruas. E eles estão avançando nas pessoas que passam pelas vias.”

Morador não se identificou, Vila Velha

- A Prefeitura de Vila Velha explicou que a Unidade de Vigilância de Zoonoses é responsável pelo controle, prevenção e combate a zoonoses de interesse para a Saúde Pública como: raiva, leishmaniose visceral, leptospirose, febre maculosa, doença de lyme, doença de chagas, entre outras. A prefeitura também nos passou uma lista com vários procedimentos que cabe à Zoonoses fazer. Um deles é observação animal de cães e gatos agressores. Já o recolhimento de animais só é feito quando os animais apresentam alterações comportamentais e/ou suspeitos de doença zoonótica de interesse de Saúde Pública.

O telefone do Centro de Controle de Zoonoses é 3226-9477 e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A prefeitura passou o recado dela mas não disse o que vai ser feito nesse caso específico do bairro Vila Nova. Ai ai, hein, prefeitura!

Ver comentários