• Últimas da coluna

Evair: "Não vou fugir da raia"

Confira a coluna Praça Oito desta terça, 4 de julho


Praça Oito
Praça Oito
Foto: Amarildo

Decidido a sair do Partido Verde (PV), o deputado federal Evair de Melo se diz inclinado a se filiar ao Podemos (antigo PTN), no rastro da filiação do senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência da República, e do prefeito de Viana, Gilson Daniel – no último fim de semana, ambos trocaram o PV pelo Podemos. Evair admite que tem conversas avançadas com Gilson Daniel para seguir o mesmo caminho. Voluntarioso, o deputado federal se anima até a pleitear candidatura majoritária em 2018, ao Senado ou ao governo estadual, desde que o seu próximo partido tenha um projeto alternativo para o Estado.

“Hoje faço gesto de ser candidato à reeleição. Hoje meu tamanho é esse. Mas não nego estar sendo procurado para discutir um projeto alternativo. Eu não tenho mandato por vaidade pessoal. Estou disposto a conversar com as pessoas e a fazer um projeto alternativo para o Espírito Santo. Está na hora de a gente fazer outro debate. Tenho conversa bem adiantada com o Gilson. Não vou fugir da raia não. Governo ou Senado. Candidatura majoritária, desde que o partido tenha um projeto”, afirma o deputado, que exerce o primeiro mandato eletivo.

Evair afirma que, ao coordenar a campanha presidencial de Alvaro Dias no Espírito Santo, Gilson Daniel pode liderar um projeto político estadual que abrigue candidatos a governador e a senador pelo Podemos. Segundo ele, até para fortalecer o palanque de Alvaro Dias, o partido pode lançar candidaturas majoritárias próprias na eleição estadual, abrindo uma janela de oportunidades para novos líderes políticos.

“O Gilson tem tamanho, currículo e prestígio para liderar qualquer projeto aqui no Estado. Ele vai coordenar a campanha do Alvaro Dias à Presidência e, automaticamente, o governo do Estado e o Senado vão junto. Ele mesmo não deve ser candidato ao governo, porque não vai deixar a Prefeitura de Viana, mas pode liderar um projeto para alguém ser. Ele pode estar abrindo uma janela para surgirem algumas novidades no mercado aí. O Alvaro Dias tem interesse que o Podemos tenha palanque aqui para o governo, Senado e Câmara Federal. Então, o Gilson abre portas para outros líderes estaduais. O projeto é ousado.”

Por essas portas, em tese, pode passar o próprio Evair, que, atento à direção dos ventos, começa a incorporar o discurso da necessidade de renovação política em 2018. “Está na hora de o Espírito Santo abrir agenda para o novo. Tem muita fadiga de material no mercado: muitos nomes postos que estão aí há 15, 20, 30 anos. Eles ainda conseguem produzir, mas está na hora de começar a renovar os quadros. Temos que entrar numa era de menos discurso e mais entregas. Temos que produzir mais. Os governos precisam ser menos ideológicos e mais pragmáticos. Estamos saturados disso. Está na hora de ter uma renovação. O que a gente não pode é fugir do debate.”

Ex-PTN, o Podemos mudou de nome, mas ainda é um partido nanico. Pode até crescer no país, na esteira da filiação de Alvaro Dias, e no Estado, na trilha aberta por Gilson Daniel, mas lançar candidato próprio ao Palácio Anchieta vai requerer muito mais que ousadia. Quanto ao tamanho de Evair, como ele mesmo admite, hoje é o de deputado federal. Mas, como ele tem demonstrado desde que chegou a Brasília, a sua ambição é maior que seu atual porte político e talvez já não caiba na Câmara dos Deputados.

DEM também é opção

Apesar da “conversa muito madura“ que Evair de Melo (PV) afirma ter com Gilson Daniel para entrar no Podemos, o deputado diz também manter aberta a porta para ingressar no Democratas. Sua possível filiação é tratada diretamente por ele com o senador José Agripino Maia (DEM-RN), presidente nacional da sigla. “A conversa com o DEM chegou a avançar muito. Posso ir para o DEM desde que o partido tenha um projeto maior para o Espírito Santo. Com o tamanho que tem, o DEM precisa disputar Senado e governo estadual. O DEM não tem tamanho para ser vagão, tem que ser locomotiva.”

Tô fora

Certo mesmo, a esta altura, é que Evair não quer continuar no PV, onde está completamente insatisfeito com a “omissão” da direção nacional. “Muito difícil que eu fique, a não ser que a executiva nacional reinvente a roda.”

“Projeto amplo”

Por ora, assim, o destino de Evair está entre o Podemos e o DEM, com vantagem para a primeira sigla. Mas o critério maior que determinará sua escolha, como ele mesmo ressalta, será a abrangência do projeto dos partidos na próxima eleição estadual. “Estou disposto a ir para o partido que tenha projeto amplo para o Estado”, afirma, reforçando o sinal de que quer ter protagonismo em 2018.

De Helder para Marcelo

O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) realizou ontem à noite sessão solene em comemoração ao aniversário de 127 anos do município de Cariacica. Em sua página no Facebook, Marcelo publicou declarações em vídeo, parabenizando a cidade, gravadas pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e, vejam só, pelo ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão (PT).

CENA POLÍTICA

As galerias da Assembleia ontem estavam lotadas de comerciantes que correm o risco de perder seus pontos nos terminais do Transcol. Na fase das comunicações, Zé Esmeraldo discursava em defesa deles. Mas, como de hábito, extrapolou o tempo, e Marcelo Santos, que presidia a sessão, precisou cortar-lhe o microfone. Mesmo assim Esmeraldo continuou discursando da tribuna, gritando para se fazer ouvir. Mais governista a cada dia, Enivaldo dos Anjos pediu um aparte e disse que o colega não devia jogar a culpa toda no governo e sim no Ministério Público. Esmeraldo respondeu, exaltado: “Eu falo sim! Sou mais governo do que Vossa Excelência!”.

Ver comentários