Jornalista de A Gazeta desde 2008 e colunista de Política desde 2015. Publica aqui, diariamente, informações e análises sobre os bastidores do poder no Espírito Santo

Euclério é o novo relator de processo contra Assumção na Assembleia do ES

Corregedor da Casa, o deputado Hudson Leal formou uma comissão de três membros (Euclério, Torino Marques e Favatto) para investigar deputado por quebra de decoro

Publicado em 24/09/2019 às 09h58
Atualizado em 25/09/2019 às 01h35
Deputado estadual Euclério Sampaio na Assembleia Legislativa do ES. Crédito: Tati Beling
Deputado estadual Euclério Sampaio na Assembleia Legislativa do ES. Crédito: Tati Beling

O deputado Euclério Sampaio (sem partido) foi escolhido para ser o relator do pedido de investigação em face de Capitão Assumção (PSL) na Corregedoria da Assembleia Legislativa, por quebra de decoro parlamentar. O pedido foi apresentado pela Procuradoria Geral da Assembleia, no último dia 12, por conta do discurso feito por Assumção na véspera, oferecendo R$ 10 mil a quem matar o assassino da jovem Maiara de Oliveira Freitas (incitação à prática do crime de assassinato).

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (24), o corregedor-geral da Assembleia, deputado Hudson Leal (Republicanos), distribuiu processos e, no caso de Assumção, decidiu instaurar uma comissão especial de inquérito, formada por três membros efetivos da Corregedoria. Além de Euclério, relator do caso, a comissão será composta pelos deputados Rafael Favatto (Patriotas) e Torino Marques (PSL, mesmo partido de Assumção). 

Euclério, no entanto, acabou de passar por uma cirurgia cardíaca para colocação de dois stents e ainda está em fase de recuperação pós-operatória. Pelo que a coluna apurou, ele deu entrada novamente no hospital (o Cias da Unimed), nesta terça-feira. 

Por telefone, segundo Hudson, Euclério relutou um pouco, mas acabou aceitando a relatoria do processo contra Assumção. 

Quando Euclério retornar às atividades na Assembleia e na Corregedoria, a comissão especial será instaurada e convocará Assumção para tomada de depoimento. "Eles vão decidir se a denúncia tem procedência ou não e se veem indícios para instaurar um processo disciplinar. Se decidirem instaurar um processo, aí são os cinco membros da Corregedoria que vão decidir sobre esse processo", explica Hudson Leal.

Um dos três membros designados para a comissão especial, o deputado Torino Marques, além de ser da mesma sigla que Assumção, já antecipou juízo de mérito, declarando que não viu quebra de decoro por parte do colega. Sobre um possível impedimento regimental do deputado para compor a comissão especial de inquérito, Hudson foi sucinto: "Aí é ele quem tem que responder".

MAJESKI

Na reunião desta terça, Hudson também distribuiu dois pedidos de investigação por quebra de decoro parlamentar movidos contra Sergio Majeski (PSB). Nos dois casos, o corregedor também decidiu formar uma comissão especial.

A primeira denúncia, protocolada por um sindicato de advogados, ficará a cargo de uma comissão composta por Torino, Euclério e Marcelo Santos (PDT), tendo este último como relator. 

A segunda, movida por um cidadão que pediu anonimato, ficará aos cuidados de comissão integrada por Rafael Favatto, Marcelo Santos e Torino, tendo o último na relatoria. Essa denúncia foi protocolada por conta da entrevista concedida por Majeski ao "Bom Dia ES" no dia 17 de julho, na qual o deputado definiu como uma "troca de gentilezas" a aprovação na véspera, na Assembleia, do polêmico projeto de lei do Ministério Público Estadual que autorizou o comando da instituição a criar até 307 cargos comissionados. 

Hudson Leal decretou sigilo na tramitação desse processo.

 

A Gazeta integra o

Saiba mais
sergio majeski Hudson Leal Capitão Assumção Euclério Sampaio

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.