Leonel Ximenes

[email protected]

  • Últimas da coluna

Exemplar do jornal A Gazeta é encontrado em cápsula do tempo

Confira a coluna Victor Hugo deste sábado, 17 de outubro


História resgatada: a cápsula do tempo encontrada na antiga sede da Prefeitura de Baixo Guandu tinha um exemplar de A GAZETA, de 1962,  além de um jornal local, um convite para a festa da cidade (10 de abril) e outros objetos. O material encontrado foi emoldurado em dois quadros e está exposto na sede (alugada) da prefeitura.
História resgatada: a cápsula do tempo encontrada na antiga sede da Prefeitura de Baixo Guandu tinha um exemplar de A GAZETA, de 1962, além de um jornal local, um convite para a festa da cidade (10 de abril) e outros objetos. O material encontrado foi emoldurado em dois quadros e está exposto na sede (alugada) da prefeitura.
Foto: Daiany Martinelli

A demolição da antiga sede da Prefeitura de Baixo Guandu revelou uma grande surpresa: numa parede, atrás da placa de inauguração, foi encontrada uma cápsula do tempo. Dentro dela estavam diversos documentos do ano de 1962, inclusive um exemplar do jornal A GAZETA com a notícia das festividades do aniversário da cidade (10 de abril), cédulas e moeda do dinheiro da época.

Futuro de paz

Neste sábado (17) será realizada a solenidade para assinatura da ordem de serviço para construção da nova sede da prefeitura guanduense. E uma nova cápsula do tempo será criada com documentos de 2015 e um exemplar da edição deste sábado (17) de A GAZETA. Portanto, quem encontrá-la, daqui a dezenas de anos, fique sabendo que a gente deseja paz e que todos estejam felizes.

Agora vai

O deputado Edson Magalhães (DEM) promoverá, nesta terça-feira (20), audiência na Assembleia para fazer um alerta sobre a crise hídrica no Estado.

Tá faltando gente

Por causa da crise, o Partido Ecológico Nacional (prazer, PEN) de Guarapari está propondo a redução dos salários do prefeito, seu vice, secretários e de altos assessores da prefeitura. E os vereadores, não vão dar sua “cota de sacrifício”?

A banca do governo

Ex-dirigente bancário capixaba, com acesso privilegiado aos sindicalistas que estão discutindo a reposição salarial com os banqueiros, assegurou que as negociações empacaram por causa do governo federal. Segundo ele, Brasília está pressionando os banqueiros a segurarem o reajuste salarial temendo o impacto, no ajuste fiscal, do aumento nos contracheques dos funcionários do BB e da Caixa.

Nem o veinho aguenta

Fotógrafo e sindicalista capixaba que está participando do Congresso Nacional da CUT em São Paulo promete postar neste domingo (18) uma foto que ele fez de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, dormindo na abertura do evento, ao lado de Lula e da presidente Dilma (aquela do vento engarrafado).

Veinho nervoso

Segundo o sindicalista, Mujica o chamou de chato, publicamente, porque não gosta de ser fotografado.

A arte da economia

A abertura da exposição de Vik Muniz, no Museu Vale, na noite de quinta-feira (15), foi um luxo. E muito austera: em tempos de crise, só havia água e espumante à disposição dos convidados, numa mesinha bem discreta do lado de fora do salão de exposição.

Impacto visual

Em compensação, os visitantes tiveram acesso a um cardápio com o que há de melhor na arte contemporânea. Na composição dos seus quadros, Vik Muniz utiliza materiais pouco comuns, como chocolate, feijão, açúcar e geleia. E muitas obras têm temática social sem cair na pieguice. Um show.

É de matar

Vereadores de Vila Velha têm denunciado na tribuna da Câmara as péssimas condições dos cemitérios públicos da cidade. Segundo Belarmino Nunes, o “Belo” (SDD), em Ponta da Fruta os funcionários têm que fazer suas necessidades no mato.

Verde no asfalto

A Avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória, vai ganhar plantas no seu canteiro central. O tipo de planta usado será um que evite a necessidade de muita manutenção para evitar prejuízo ao trânsito.

Coco do bem

Vanoel do Coco, o vendedor mais marqueteiro do Estado, vai promover um bingo beneficente neste domingo (18). Quem comprar coco ou suco de laranja no seu caminhão, doar livros ou brinquedos ou comprovar que é doador de sangue, ganha uma cartela para concorrer a uma moto de 125 cilindradas. O bingo será realizado neste domingo (18), às 16h, na Praia da Costa.

Coco do bem 2

Estão sendo distribuídas 22,5 mil cartelas de bingo, mas Vanoel espera a presença de 2 mil pessoas no sorteio. Todo o material arrecadado, segundo o vendedor, será doado para entidades assistenciais. A programação começa às 10h com música, algodão-doce, pipoca e pula-pula para as crianças.

Alô, eleitor!

Você gostaria de viver num país em que o executivo e o presidente da Câmara, ambos acusados de graves irregularidades, fazem acordo para se manter no poder?

Ver comentários