Leonel Ximenes

[email protected]

  • Últimas da coluna

Romance de 91 anos será relançado em Vitória

A Conab anuncia que enviará, em dezembro, 7 mil toneladas de milho para o ES. É para garantir o atendimento aos pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte


Há mais de um mês o alambrado do Parque da Prainha foi destruído por  um vendaval. A Prefeitura de Vila   Velha bem que poderia aproveitar que no ano que vem tem Copa do Mundo para  mandar consertar a   estrutura da praça esportiva. Os atletas agradecem
Há mais de um mês o alambrado do Parque da Prainha foi destruído por um vendaval. A Prefeitura de Vila Velha bem que poderia aproveitar que no ano que vem tem Copa do Mundo para mandar consertar a estrutura da praça esportiva. Os atletas agradecem
Foto: Walker Botelho

O livro “Dr. Voronoff”, de 1926, será relançado em dezembro. A obra, de Mendes Fradique (pseudônimo de Madeira de Freitas), é o primeiro romance nacional a tratar de Vitória. “É uma relíquia quase desconhecida pelos capixabas. Um romance modernista precursor da Semana de Arte Moderna”, destaca o escritor e professor Francisco Aurélio, que fez a revisão da obra junto com o historiador Fernando Achiamé.

Noite cultural

“Dr. Voronoff” será relançado dia 12, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal de Vitória. Editado pela Secretaria de Cultura da PMV (Coleção José Costa), o romance antropofágico tem passagens bem atuais.

Muito atual

Uma delas destaca o diálogo entre dois personagens do livro e um desembargador aposentado, que desabafa: “A causa prima do nosso atraso moral e material repoisa na pouca várrgonha de nossos homens de governo. Enquanto não tivermos no leme da nau do Estado um caráter rijo como os do Império, é abéssolutamente impossível qualquer esperança de progresso”.

Obrigado, Deus

Após três dias de poluição intensa, ontem foi acionado o melhor sistema de controle de emissão de pó preto que inventaram na Grande Vitória: a chuva.

Preço de banana

Produtor de bananas de Alfredo Chavez anuncia que vai deixar tudo apodrecer na lavoura. Ele reclama que estão pagando apenas R$ 5 por uma caixa de 22 quilos do fruto selecionado. “Isso é uma vergonha! É o mesmo preço de um litro de gasolina e metade de uma cerveja na praia!”.

Revolução no ar

Segundo o Estadão, Lula chegou de jatinho particular ao congresso do PCdoB em Brasília.

Contra o PMDB

Comentário do deputado federal Helder Salomão (PT) sobre o programa do PMDB na TV, que vai “saudar” a mandioca de Dilma: “A ironia não é contra Dilma, é contra milhões de brasileiros que ela ajudou a tirar da fome e você [o PMDB] os colocou de volta na miséria”.

Amigos do PMDB

Curioso é que tem gente graúda no PT capixaba doidinha para voltar a fazer aliança com o PMDB na eleição de 2018. Olho vivo, deputado”.

Paranauê

O governador em exercício, César Colnago (PSDB), chegou a jogar capoeira numa solenidade ontem em São Mateus.

Lulá lá

Lula vai receber dia 12 de dezembro o título de Cidadão Espírito-Santense e a Comenda Domingos Martins, ambas propostas pelo deputado Nunes (PT). Como mostrou o Blog Victor Hugo, Da Vitória (PDT) foi o único parlamentar que se posicionou contra a concessão das honrarias. Foi coerente: no começo do ano, ele propôs a honraria para o juiz Sergio Moro.

Não a Lula

“Lula é um condenado pela Justiça, que traiu o povo e seus ideais. Não há uma justificativa plausível que o transforme em Cidadão Espírito-santense”, afirma Da Vitória.

Não a Lula 2

Hoje, quando a proposta de concessão da comenda terá deliberação final, o deputado Sérgio Majeski (PSDB) garantiu que também votará contra a concessão da honraria a Lula.

Acordou, almoçou

Não convide Ivan Carlini (DEM) para um almoço, diríamos, “convencional”. É que o presidente da Câmara de Vila Velha respeita até hoje suas origens interioranas e almoça antes das 11h, em sua casa.

História preservada

Dia 5 será inaugurada a Sala da Memória do Farol de Santa Luzia. Projeto da Capitania dos Portos e do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, o espaço terá uma linha do tempo com a história do farol desde antes da sua inauguração, em 1871.

Coisa estranha

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, pôs em dúvida se “'uma única mala” é suficiente para apontar se Temer praticou corrupção. Dr. Eugênio Ricas, fica de olho no chefe, tá?

Música, maestro!

A Igreja Nossa Senhora Da Ajuda, em Araçatiba, distrito de Viana, receberá no dia 3, às 20h, o Festival de Música Instrumental com o Coral Camerata da Vale.

Alô, polícia!

Será que o novo diretor-geral da PF vai aliviar o peso da mala do Temer?

Ver comentários