Leonel Ximenes

[email protected]

  • Últimas da coluna

Sedu estuda implantar ensino de mandarim nas escolas

Secretário de Educação visitou colégio do Rio de Janeiro com proposta intercultural


Um negócio da China. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está estudando a possibilidade de implantar o ensino do mandarim em algumas escolas da rede estadual. Nesta semana, o secretário Haroldo Corrêa Rocha esteve no Rio de Janeiro onde conheceu a proposta pedagógica em um colégio estadual de Niterói.

Comércio exterior

No Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, no bairro Charitas, é ofertado o Ensino Médio, em horário integral, com foco em Ciências Exatas e nos idiomas Mandarim e Inglês. O idioma chinês, por sinal, seria muito útil ao Espírito Santo, que tem grande vocação para o comércio exterior.

Pode isto, Arnaldo?

Cartazes estão espalhados pelos postes do Centro e da Praia da Costa, em Vila Velha, com ofertas para compra de vales-refeição e alimentação.

SOS ciclovias

Por falar em Vila Velha, a prefeitura lançou ontem o serviço de aluguel de bicicletas. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas bem que poderia também mandar consertar e modernizar suas ciclovias. Estão parecendo a BR 262.

Então é Natal...

Não fique triste: ainda tem feriado (aliás, feriadão) neste ano. É no Natal, daqui a 40 dias. Cai numa segunda-feira.

Sodoma e Gomorra

A Rua Construtor Vitorino Teixeira, entre a Santa Casa e o Supermercado Extrabom, na Vila Rubim, está tomada por usuários de crack. Assaltos, sexo e cenas de violência são comuns, assustando comerciantes e afastando consumidores ao lado do principal mercado popular do Estado.

Recordar é viver

Ninguém comemora a República neste país, repararam? Festa popular, só no tempo da Monarquia. Saudades do nosso imperador, o democrata D. Pedro II.

Botão internacional

Nara Borgo, secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória, vai apresentar a experiência do “Botão do Pânico” na Espanha. Será no ano que vem no 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA).

Esquisito

O deputado Hércules Silveira (PMDB) rejeita o WhatsApp, usa o “velho” SMS para se comunicar e diz que é o único dos 30 deputados que ainda usa tablet na Assembleia. “Chego cedo, leio tudo, inclusive a pauta da sessão, mas mesmo assim às vezes voto errado”, admite, com bom humor .

Na marra

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a entrega do título de Cidadão Pernambucano ao senador Magno Malta. Mas não foi fácil: os deputados haviam reprovado a indicação, mas depois o autor do requerimento manobrou a sessão e reabriu a votação para conseguir os votos que faltaram para a aprovação.

Nem Freud explica

Ao proferir uma palestra contra a onda de censura às artes, inclusive ao livro “Kitty aos 22: divertimento”, de Reinaldo Santos Neves, o escritor e psicólogo Oscar Gama profetizou: “A ditadura vai voltar”.

Xô, corrupção!

O Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo promove, no dia 7 de dezembro, o 1º Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção na sede do Ministério Público Estadual.

A roça na cidade

A Sabores da Terra será realizada de 8 a 10 de dezembro na Praça do Papa. Socol, queijos, embutidos e cachaças, entre outros produtos, estarão expostos. Entre as novidades estão a produção de torresmo ao vivo e a Folia de Reis de São Sebastião, festa típica de Afonso Cláudio.

Pode?

O Brasil é tema da edição da revista “The Economist” com uma matéria sobre Bolsonaro. “Pode um demagogo como Jair Bolsonaro se tornar o próximo presidente?”, pergunta a prestigiada publicação inglesa.

Perdão, excelência

A coluna errou ontem o sobrenome de Euclério Sampaio: saiu “Sanpaio”. Todo mundo sabe que o deputado não tem nada de “San”.

Alô, Temer!

Quer matar os velhinhos com a imprevidência?

Ver comentários