Notícia

Geraria emprego? Leitores debatem abertura de supermercado no domingo

Funcionamento de supermercados aos domingos no Espírito Santo é um tema de intenso debate entre empresários e sindicato dos trabalhadores, e também entre internautas

Funcionamento de supermercados aos domingos é discutido por Fecomércio e Sindicomerciários
Funcionamento de supermercados aos domingos é discutido por Fecomércio e Sindicomerciários
Foto: Alexas_Fotos | Pixabay

A abertura dos supermercados aos domingos no Espírito Santo é um tema de intenso debate entre empresários e sindicato dos trabalhadores. Na segunda-feira (5), a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), que representa mais de 20 sindicatos patronais, enviou um ofício para o Sindicato dos Comerciários (Sindicomerciários-ES) no qual propõe que o funcionamento nesse dia seja opcional. 

De acordo com o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, alguns empresários querem o fechamento aos domingos, mas há também quem entenda que é vantajoso abrir aos domingos. A proposta também não é consenso entre os clientes. Enquanto alguns acreditam que s trata de um serviço essencial e que poderia movimentar a economia, outros defendem as folgas para os trabalhadores e creem que a abertura não trará retorno financeiro para os donos dos estabelecimentos.

Os leitores do Gazeta Online mostraram-se divididos sobre a questão. Confira alguns comentários:

Eu apoio a abertura facultativa. Isso significa que a empresa que quiser abrir vai poder exercer livremente esse direito, pagando aos trabalhadores por aquele dia de trabalho. Hoje, são todos obrigados a ficar fechados, porque o sindicato acha que deve ser assim. (Leila Damasceno Oliveira Ortega Soares)

A abertura dos supermercados aos domingos significa mais emprego. Quem quer trabalhar para sustentar suas famílias aceita trabalhar qualquer dia. (Eliete Premoli)

Não concordo, pois se vocês repararem no domingo ninguém vai fazer compras para passar o mês, somente carnes, carvão e cervejas, e isso dá para tirar um tempinho na semana para comprar. A maioria dos supermercados fica aberta até as 21h, de segunda a sexta. Das 7h às 21h não dá para se organizar pra comprar as suas necessidades? (Elaine Machado) 

Eu digo que não há necessidade de abrir aos domingos, já funciona no sábado até mais tarde para dar tempo de todos comprarem. Isso seria exploração e não geraria mais empregos, pois todos já estão adaptados com os supermercados fechados aos domingos. (Roberta Sipriano)

Se pagassem bem, eu duvido que isso seria uma polêmica. (Igor Pereira)

Em São Paulo era assim, de segunda a segunda. A maioria dos hipermercados percebeu que não compensava mais abrir aos domingos, porque os gastos estavam sendo alto demais. (Kennedy Guidoni)

Eu duvido que as pessoas que querem que os supermercados abram aos domingos aceitariam trabalhar em supermercados. Outra coisa: todos têm que ter um dia para passar com a família, ok? (Claudia Souza) 

Já morei em vários Estados e todos os supermercados funcionam até 24 horas.Não significa que o empregado trabalha de segunda a segunda, é lei. Todos têm escala de horas. Agora queria fazer uma pergunta: quem é contra a abertura de supermercado no domingo porque a pessoa tem família, se for ao pé da letra, então tem que fechar farmácia, shopping, hospital, delegacia? Todos trabalham, têm folga e escala, todos têm família. (Leticia de Jesus)

Gente, eu sei que é sofrido, mas tem que fazer igual em shopping, usar escalas, isso de não ter supermercado aos domingos não existe. Já fui a lugares em que alguns supermercados são 24 horas. Se for assim, não deveria ter shopping, nem farmácia, nem padaria. (Rafaella Carelli)

Trabalhar em lanchonete, em shopping, em hospital, em padaria, entre outros lugares, também é puxado. Se for pensar desse jeito, nenhum comércio deveria funcionar aos domingos. (Ellen Cristhian)

 

 

Ver comentários