Notícia

"Que o respeito às diferenças prevaleça", diz leitora sobre a Ufes

Ameças de morte a estudantes da Ufes, postadas em um fórum na deep web, espalharam um clima de medo na comunidade acadêmica. Leitores lamentam a insegurança

Policiamento foi reforçado na Ufes após ameaça de ataque, na noite de terça-feira (18)
Policiamento foi reforçado na Ufes após ameaça de ataque, na noite de terça-feira (18)
Foto: Esthefany Mesquita

Uma série de mensagens com ameças de morte a estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), postadas em um fórum na deep web, espalharam um clima de medo na comunidade acadêmica. Nesta quarta-feira (19), o campus de Goiabeiras, em Vitória, por onde circulam cerca de 25 mil pessoas por dia, amanheceu vazio

>Especialista explica como funciona fórum na internet

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, afirmou que as forças de segurança estão atuando para garantir a segurança dos alunos e argumenta que ameaças não devem impedir o funcionamento da universidade. Logo no início da manhã, viaturas da Polícia Militar e do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc) ficaram posicionadas perto do portão principal da Ufes, mas isso não foi o suficiente para dar tranquilidade aos alunos. 

>Fóruns de ódio na internet reúnem pessoas dispostas a cometer massacres

No Facebook do Gazeta Online, dezenas de leitores manifestaram medo e indignação com as ameaças, voltadas especialmente a negros, gays e mulheres. "Quando acontece esses tipos de ameaça, não tem esquerda nem direita. A democracia é a mais ameaçada", escreveu João Emilio T. Marilza Matias. 

Confira outros comentários:

Absurdo! Hoje meus filhos ficaram impossibilitados de estudar por medo e insegurança. Devemos cobrar uma séria investigação para punir o responsável por essa ameaça e não ficar com achismos que não vão levar a nada. As universidades públicas são espaços de pesquisa e conhecimento e merecem o devido valor, respeito, reconhecimento, segurança e investimentos. (Milene Saraiva Prudencio) 

Gente, por favor, isso é muito sério! Mesmo que não tenha fundamento, isso é terrorismo. É preciso prender quem está fazendo ameaças. Conheço mães que estão em pânico. (Marcia Cavalcanti) 

O ódio a quem pensa diferente está tão grande que não duvido que as ameaças sejam verdadeiras. Minha filha estuda no CCJE. Não vale a pena pagar para ver. Isso é muito triste e assustador. (Marcela Junqueira) 

A partir do momento em que a polícia sabe do risco iminente de um ataque, tem que oferecer segurança aos estudantes e funcionários. Parabéns à polícia pelo trabalho. Quantos familiares desses alvos estão com o coração angustiado? Que reine a paz! Que o respeito às diferenças prevaleça. (Marilza do Nascimento) 

Um absurdo: policias armadas dentro da faculdade. Onde estão os livros, as flores e os pombos brancos? Será que agora começarão a dar valor a quem lhes dá segurança? (Roque Neves Fagundes) 

Os alunos da Ufes nunca foram contra policiamento ou policias. O posicionamento da Ufes é contra o exagero! Seja pela abordagem, seja pela insistência de montar uma base da PM nos campus universitário. E outra: exigir segurança é direito que qualquer cidadão brasileiro, já que pagamos tributos. (David Silva) 

Desnecessário o povo que, em vez de ser solidário à situação, discute política e/ou partido! As pessoas não evoluem! (Jessica Alcantara) 

Ataque na Ufes: em um fórum na internet, uma pessoa não identificada realiza ameças à instituição
Ataque na Ufes: em um fórum na internet, uma pessoa não identificada realiza ameças à instituição
Foto: Reprodução

Não são esses aí que pedem o fim da PM e o fim do policiamento dentro do campus da Ufes ? Agora pedem ajuda. (Rayner Nascimento) 

Vemos julgamentos por quem nunca esteve numa universidade, vemos generalizações, vemos falta de empatia, falta de responsabilidade e muita, muita ignorância. (Daniele Baldner)

Será que o deboche vai acabar quando acontecer de fato algum massacre na nossa universidade? Será que estão gostando da ideia de ver sangue e corpos caídos pelo chão da Ufes? Se essa ameaça for alguma articulação de algum lado, ou simplesmente um trote, quem foi responsável por isso tem que ser descoberto e preso! Ninguém merece ter que conviver com qualquer tipo de ameaça! (Adriana Tils)

Absurdo. Até dói. A gente acaba com nossa saúde mental estudando para ver gente debochando de ameaças à nossa universidade. Claramente nenhuma dessas pessoas possuem amigos ou parentes na Ufes. (Ludmila Casagrande)

As universidades são de muito valor para o país, só que nos últimos anos viraram uma baderna por causa da política, fizeram delas lugares para formar militantes. Fico triste com o que está acontecendo. (Ronaldo Pessotti) 

Parte da sociedade celebra a situação de pânico e de desrespeito a qual as instituições públicas estão sendo submetidas na atualidade. Educação nunca foi valor para tais segmentos, muito menos educação pública. Desconhecem o que se faz por aqui e tomam o papel da instituição como sendo o fruto do comportamento de uma minoria. Guiam-se por uma visão deturpada que não reflete o que o conjunto da Ufes produz. Muito triste esse tipo de coisa. (Neide Cesar Vargas) 

As pessoas “de bem” perderam toda noção... Infelizmente estamos vivendo dias de intolerância total. (Luiza Negrelli Rangel) 

Eu agradeço o apoio, pois tenho dois filho maravilhosos que precisam terminar a faculdade de Economia na Ufes. Precisam de paz. (Maria Helena Moreira) 

Ver comentários