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O ano vai começar. Veja como voltar à rotina

Sono, alimentação e hidratação merecem cuidados especiais

"Sempre que tem feriado, nosso corpo se acostuma com os horários desregulados. Bate aquela preguicinha quando tenho que voltar à realidade." Aline Layber, publicitária, 27 anos
"Sempre que tem feriado, nosso corpo se acostuma com os horários desregulados. Bate aquela preguicinha quando tenho que voltar à realidade." Aline Layber, publicitária, 27 anos
Foto: Fernando Madeira - GZ

As marchinhas, os sambas e o axé que tomaram as ruas do país inteiro no carnaval começam a dar lugar, amanhã, ao barulho do despertador. E a fantasia dos dias de folia precisa dar passagem ao uniforme do trabalho.



Já que muitos gostam de dizer que o ano só começa mesmo após a folia de Momo, é preciso se esforçar e ter alguns cuidados para conseguir voltar à rotina.


“O primeiro ponto é na volta para casa. Se ingeriu bebida alcóolica, não pegue o carro de jeito nenhum. Procure descansar o máximo possível antes de encarar a viagem de volta. Isso é primordial”, recomenda o clínico geral Fernando Ronchi.

Depois, já em casa, é preciso recarregar as baterias para encarar os compromissos novamente. O ideal, segundo Ronchi, é tentar não exigir ainda mais do corpo após a festa.

“Geralmente as pessoas ficam muito tempo expostas ao sol e isso causa uma exaustão muito grande. O repouso pós-folia é indispensável. Não devemos deixar a hidratação de lado, também. Desacelere o corpo, não cobre mais tanto dele, pelo menos durante a recuperação”, orienta.

Para a recuperação, Ronchi sugere uma alimentação rica em vitaminas. “Abuse das frutas e evite alimentos muito gordurosos. O certo é ingerir carboidratos e proteínas para repor as energias”, diz.

Neste ano, a publicitária Aline Layber, 27, resolveu ficar um pouco mais pertinho de casa e optar pelo sossego durante o feriadão. “Não adianta dizer que é fácil, porque, sempre que tem feriado, nosso corpo acostuma com os horários desregulados. Eu sofro um pouco com isso. Bate aquela preguicinha quando tenho que voltar à realidade”, brinca Aline.

Apesar de ter dificuldades para voltar ao batente, a jovem conta que é bastante organizada, o que ajuda no processo.

“A gente já volta na terça, antes do almoço, para evitar o trânsito e outros riscos. Aí já começo a organizar as obrigações, planejar os horários e os afazeres dos dias seguintes”, conta.

Veja abaixo algumas estratégias para “começar o ano” de forma mais fácil.

 

Não sofra na volta ao trabalho

 

Sono
Quem dormiu pouco por causa das festas ou quem aproveitou o feriado para trocar o dia pela noite, deve voltar a seguir horários mais rígidos para dormir. Por mais que você esteja sem sono, desligue-se de tudo e vá para a cama na hora habitual. Feche as cortinas, leia um livro, folheie uma revista até o sono aparecer. O mais importante: deixe os aparelhos eletrônicos (celular, computador e tablet) fora do quarto

Readaptação
Reconheça sua dificuldade de readaptação para não desencadear o estresse e perder a motivação. É perfeitamente normal que nos primeiros dias de trabalho a pessoa fique meio perdida. Tenha paciência, porque em breve tudo voltará ao normal

Esqueça o exagero
Comeu demais? Bebeu todas? Manter a rotina alimentar é realmente difícil em feriados e festas, mas agora a regra é reincorporar os hábitos saudáveis. Prefira os alimentos integrais, as carnes magras e brancas, e as frutas e os vegetais. Alimente-se de três em três horas e reforce a hidratação para abreviar a ressaca

Cuide dos pés
Depois de dias de samba e folia, os pés merecem atenção especial. Escolha um momento para relaxar: faça um escalda-pés com água morna e
sal grosso. Depois, massageie suavemente a região e finalize com uma boa hidratação

Anote as obrigações
Precisa entregar um relatório? Fazer supermercado? Comprar o uniforme das crianças? Para não se atrapalhar com as tarefas, anote todas as pendências. Visualizar o que deve ser feito ajuda a organizar a rotina e a lembrar as obrigações

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