Notícia

Conheça os alimentos que prejudicam os seus dentes

Eles são o terror para a saúde da sua boca

Bala de caramelo, café, vinho tinto. Se você salivou feliz com algum desses alimentos, com certeza não é um dentista. Algumas comidas e bebidas são um verdadeiro terror para esses profissionais, graças ao impacto negativo que causam na saúde da sua boca.

A ortodentista Carolina Brioschi explica que todo alimento que é ácido, como molhos de tomate, bebidas alcoólicas e refrigerantes, pode causar danos ao esmalte do dente e à gengiva.

 

Após um tratamento ortodôntico e de clareamento, Juliana aprendeu os perigos do café, do chocolate e do colorau para os dentes
Após um tratamento ortodôntico e de clareamento, Juliana aprendeu os perigos do café, do chocolate e do colorau para os dentes
Foto: Fernando Madeira

“Esses alimentos alteram o PH da boca e deixam a saliva mais ácida. Isso favorece a proliferação de bactérias, ou seja, a placa bacteriana e a cárie podem aparecer mais facilmente”, afirma.



Além disso, a dentista explica que alimentos pegajosos (como as balas) acabam grudando no dente e impedindo a limpeza natural da saliva. Outro problema grave são os alimentos com pigmentação forte, que podem escurecer e manchar os dentes.



“Vários alimentos podem prejudicar a saúde da boca, mas não existe restrição total. Com uma boa higiene e se alimentando bem, a pessoa pode tomar um vinho no fim de semana. Proibição só temporária para quem está usando aparelho ortodôntico. Pipoca, amendoim japonês e torresmo, por exemplo, podem quebrar o aparelho e atrasar o tratamento”, diz.



Cuidados



Após um breve tratamento ortodôntico seguido de um clareamento dental, a arquiteta Juliana Lorenção, 31 anos, aprendeu exatamente que tipo de alimentos evitar para garantir a saúde da boca.



“Tomei bastante cuidado. O café foi o mais difícil de evitar, pois faz parte da rotina. Tomava, mas escovava os dentes logo depois. Dava preferência para o vinho e o chocolate brancos e passei a fazer a moqueca sem colorau”, conta.



Mas a dentista dá uma boa notícia: uma boa alimentação, higiene bucal adequada e alguns truques podem minimizar os problemas que esses alimentos causam.



“Chiclete sem açúcar estimula a salivação e não deixa o PH da boca muito ácido. Além disso, tomar refrigerante de canudinho diminui o contato do corante com os dentes. Tudo isso pode ajudar”, afirma Carolina.

 

Corra deles!

 

Os vilões

Bala de leite
Com superfície pegajosa e rica em açúcar, a bala adere ao dente, impedindo que a saliva faça a higienização correta, deixando a boca mais propensa a problemas.

Vinho tinto
As bebidas alcoólicas são ácidas, o que diminui a produção de saliva e agride o esmalte dental e as gengivas. Mas o vinho tinto ainda tem o agravante de manchar os dentes.

Curry e colorau
Esse temperos são inimigos dos dentes brancos, já que têm uma pigmentação muito forte

Café e chocolate
Eles deixam os dentes pegajosos, facilitando o acúmulo de alimentos e a formação da placa bacteriana. O pigmento que os deixa marrons também pode manchar os dentes. O açaí também tem corantes.

Vinagre
Também tem alto nível de acidez, o que favorece o surgimento de placa bacteriana e cárie. O vinagre também pode manchar os dentes.

Refrigerantes
Ácidos, doces e com corantes, eles são grandes vilões, principalmente os do tipo cola.

Molho de tomate
Também é ácido e com pigmentação forte, o que deixa o dente mais propenso a manchas e proliferação de bactérias.

Amendoim japonês
Alimentos que exigem força dos dentes podem atrasar o tratamento ortodôntico (podem quebrar o aparelho). A lista ainda inclui pipoca, torresmo e até goiaba (frutas duras devem ser cortadas e não mordidas).

Proteja-se

Truques
Usar canudinho ao tomar bebidas, chupar chiclete e bala sem açúcar, ter boa higiene e alimentação rica em cálcio e ferro (que protegem o esmalte dos dentes) pode minimizar os efeitos negativos.

Fonte: Portal Terra e ortodontista Carolina Brioschi

Ver comentários