Notícia

Pressão alta pode causar até a perda da visão

A pressão elevada pode bloquear ou prejudicar as circulações de sangue e oxigênio para a retina

A pressão arterial alta precisa ser controlada com  acompanhamento médico
A pressão arterial alta precisa ser controlada com acompanhamento médico
Foto: Divulgação

É comum ouvirmos que a pressão alta causa problemas no coração, ou ainda, que é um fator de risco para a ocorrência de derrame cerebral. O que poucos sabem é que pode, também, ocasionar, a curto e longo prazos, a perda súbita ou até permanente da visão.

O oftalmologista Alexandre Pinheiro explica que a pressão arterial elevada causa a oclusão (fechamento) da veia central da retina, o que aumenta a pressão sanguínea nas veias do olho. “Com isso, pode ocorrer a perda visual súbita e, dependendo do tipo e severidade do quadro, a redução permanente da visão”, disse.

Pinheiro conta que o risco de perda da visão é um problema que atinge pessoas com mais de 40 anos. “Felizmente conseguimos recuperar a visão da maioria com as medicações de molécula alvo” relata.

De acordo com a cardiologista Patrícia Abaurre, para evitar que a pressão alta ocasione a perda da visão é fundamental o controle da hipertensão. “Controle adequado da pressão, atividade física e dieta saudável são os cuidados que devem ser tomados para evitar a hipertensão e a consequente perda progressiva ou repentina da visão”, orienta.

Tratamento

Além de controlar e acompanhar de perto a pressão arterial, é necessário realizar exame ocular para averiguar se existe a possibilidade da oclusão venosa da retina, o que causaria a perda da visão. “Para dar o diagnóstico levamos em conta o histórico do paciente e o relato de sintomas característicos da doença”, destaca Pinheiro.

A detecção precoce da oclusão venosa garante melhores resultados no tratamento. “Algumas recomendações são a melhoria da dieta e a mudança do estilo de vida, o controle rigoroso da hipertensão, além de uma avaliação criteriosa com o retinólogo”, sugere o médico oftalmologista.

Além da hipertensão arterial, há outros fatores de risco para oclusão venosa da retina como a diabetes, glaucoma e outras doenças cardiovasculares.

Perda da visão

Pressão alta

Veias do olho

A pressão arterial elevada causa a oclusão da veia central da retina, aumentando a pressão sanguínea nas veias do olho.

Perda

Visão

O resultado do aumento da pressão sanguínea nas veias do olho pode ser a perda visual súbita e, dependendo do tipo e severidade do quadro, pode causar redução permanente da visão.

Tratamento

Oftalmológico

A maioria das pessoas que são acometidas pela perda da visão conseguem recuperar com tratamento oftalmológico.

Prevenção

Controle

É importante, antes da perda da visão, fazer uma prevenção para evitar o problema, seguindo a dieta que a doença exige, como controle da pressão, atividade física regular e dieta saudável.

Acompanhamento

Médico

É fundamental o controle da hipertensão arterial por médico cardiologista ou clínico geral que tenha experiência na doença e suas complicações, para um tratamento individualizado.

Ver comentários