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Conheça os alimentos que blindam o seu corpo de doenças

Alho, mel e gengibre estão na lista dos amigos da imunidade

Está com gripe, dor de cabeça ou resfriado? E o motivo é a baixa imunidade? Então troque o clássico paracetamol e o antigripal por uma refeição mais saudável. O que você come tem total influência na forma como o corpo se defende de vírus, bactérias e doenças.

O alho, por exemplo, é rico em selênio e zinco, dois importantes aliados da saúde que deixam as gripes bem longe. Já o limão é uma importante fonte de vitamina C, que também espanta resfriados e ajuda a afastar doenças do coração.

A nutricionista Marcella Tessarollo mostra alguns alimentos que ajudam a melhorar as defesas do corpo
A nutricionista Marcella Tessarollo mostra alguns alimentos que ajudam a melhorar as defesas do corpo
Foto: Aline Prado / Divulgação

E diferente de um remédio, que funciona à base de doses, é a regularidade no consumo de alguns alimentos que define o quanto estaremos protegidos de doenças, inflamações e infecções, explica a nutricionista Marcella Tessarollo.

"O organismo funciona à base de vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, carboidratos e gorduras. Cada um deles desempenha um papel no corpo. Para a imunidade, o importante é que eles estejam presentes todos os dias", explica.

A frequência no consumo de alguns alimentos, como cebola, cenoura, vegetais escuros e mel, é recomendada não só para afastar viroses quando o tempo muda.

"Quando falamos de imunidade, não é apenas para resfriado. O corpo precisa estar blindado dia após dia. Se a gente não comer alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, os efeitos do estresse e da pressão do dia a dia serão ainda piores. Por isso que o câncer, por exemplo, também está ligado ao estresse e à baixa imunidade", diz a especialista.

Benefícios

A nutricionista afirma que, na hora de escolher o que colocar no prato, vale a regra do “quanto mais colorido, melhor”. E no meio desse colorido, há sempre alguns itens que são indispensáveis à defesa.

"Todos os alimentos ajudam muito. Mas os ricos em vitaminas A, C e E são particularmente benéficos. Pois ajudam a aumentar e tornar melhor o sistema imunológico".

A cenoura, por exemplo, é rica no pigmento betacaroteno, que é convertido na vitamina A, que não faz bem só para os olhos. O betacaroteno também atua contra várias infecções.

O consumo desses alimentos ajuda a evitar problemas sérios de saúde. Alguns deles, muitas vezes, irreversíveis, explica a nutricionista.

"O câncer é um exemplo de doença onde a imunidade do paciente está baixa. As inflamações crônicas, como a pneumonia, também são causadas por baixa imunidade. Vai muito além da virose".

Os vilões

Enquanto há alimentos que blindam a saúde, por outro lado existem aqueles que têm o efeito contrário: deixam o corpo completamente exposto e propício a novas doenças.

"Evite, principalmente, alimentos ricos em gordura hidrogenada e açúcar refinado", alerta Marcella.

Mantenha no cardápio

Alho

Oferece selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes e resfriados.

Cebola

A quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças provocadas por vírus e alergias.

Gengibre

Auxilia nas defesas do organismo por ter uma importante ação bactericida, além de altas doses de vitamina B6 e C. É expectorante, reduz inflamação e dor.

Lichia

Rica em vitamina C, aumenta a imunidade e tem propriedades que previnem inflamação.

Shitake

Contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

Castanha do Pará

Rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico.

Vegetais verde-escuros

São ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Batata yacon

O alimento contém frutooligossacarídeos (FOS), fibras importantes para a saúde intestinal e para a imunidade.

Probióticos

Iogurtes e leites fermentados têm micro-organismos que fortalecem o sistema imunológico.

Tomate

Fonte de betacaroteno, que abastece o corpo de vitamina A, ajuda as células que aumentam a imunidade.

Frutas cítricas

São importantes para a prevenção do câncer e também de doenças cardiovasculares.

Mel

Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Chá branco e chá verde

Ricos em catequina, poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.

Geleia real

Esse alimento estimula o sistema imunológico, o que ajuda a combater infecções por vírus e bactérias.

Óleo de coco

Rico em ácido láurico e caprílico, esse óleo ajuda a combater vírus e bactérias.

Cenoura

O betacaroteno presente na raiz atua contra várias infecções, principalmente na pele e nas mucosas.

Fonte: nutricionista Marcella Tessarollo

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