Notícia

Não é só superstição: alimentos da ceia de réveillon fazem bem à saúde

Saiba por que eles não podem faltar na noite da virada

Na noite do dia 31 de dezembro, quando as famílias e amigos se reúnem para dar as boas-vindas a um novo ano, a ceia é um dos detalhes mais importantes desta confraternização. O peru, a farofa e o arroz com lentilhas são alguns dos pratos que não podem faltar, especialmente para quem é supersticioso. Alguns alimentos, que são sinônimos de bons fluidos para a virada do ano, também fazem bem à saúde.

lentilha.jpg

Segundo a nutricionista Bianca Cangini, a lentilha, conhecida por trazer prosperidade, é uma leguminosa com alto valor nutricional. “É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, e praticamente não tem gordura”. Há quem acredite na superstição italiana de que uma colher de sopa de lentilha após a virada é garantia de um ano inteiro de muita fartura.

Pernil ao molho cítrico
Pernil ao molho cítrico
Foto: Guilherme Ferrari - GZ

Já o porco, além de ser um animal que anda para frente, acredita-se que o prato deve ser colocado no centro da mesa, pois simboliza progresso. “O lombo e o pernil são carnes magras e até mais saudáveis que o frango, que, inclusive, cisca para trás”, brincou a nutricionista. A carne de porco é fonte de proteínas e ajuda na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células.

Nozes

Se quiser garantir fartura para o próximo ano - não se esqueça de trabalhar e cuidar da finanças -, mas que tal incluir nozes, avelãs, amêndoas e castanhas no cardápio? “Ricas em gorduras boas, essas oleaginosas diminuem riscos de doenças cardiovasculares, protegendo o coração. As nozes, por exemplo, também são sinônimo de fertilidade e abundância”, destacou Bianca.

Romã

Sobre a romã, ronda a tradição que atrai dinheiro e sorte. Para isso, é necessário ter sementes da fruta nos dentes à meia-noite, e depois elas devem ser guardadas na carteira. “A romã atua na diminuição do colesterol, previne diabetes, obesidade, hipertensão, e é um antioxidante poderoso, auxiliando na prevenção do envelhecimento antecipado das células e fortalecendo o sistema auto imune”, ressaltou a nutricionista.

As frutas também estão sempre presentes na ceia. A pinha é usada para atrair prosperidade. “Por possuir uma grande quantidade de fibras, ela ajuda no tratamento da prisão de ventre e auxilia no bom funcionamento do intestino. Também traz saciedade e tem ação antioxidante”, enfatizou.

Ver comentários