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Água: a melhor amiga do seu filho durante o verão

No verão, dica é não descuidar da hidratação dos pequenos

 Lorenzo, Leandro e Deluzia não deixam a hidratação de lado na praia
Lorenzo, Leandro e Deluzia não deixam a hidratação de lado na praia
Foto: Fernando Madeira

Verão para as crianças costuma vir acompanhado de praia ou piscina. A época de sol forte coincide com o período de férias escolares, quando a garotada ganha um tempinho a mais para correr, pular e se jogar nas brincadeiras com os amigos. Mas além de se refrescar, é importante cuidar da hidratação para que os dias de calor sejam de diversão e sem problemas para a saúde.

No calor, a água precisa ser companheira inseparável dos pequenos não só na praia ou na piscina, mas também em casa. A nutricionista Carol Sessa, diz que os pais não devem esperar a criança sentir sede para oferecer água.

“O ideal é que a cada uma hora, a criança beba 200ml de água. Uma ótima forma de hidratar é com água de coco, porque ajuda a repor os minerais perdidos pelo suor. Criança brinca e transpira muito, e com isso perde minerais importantes.”

Para ajudar a criança a criar o hábito de tomar água, vale usar da criatividade e oferecer a bebida em um copo colorido ou em uma garrafinha com o personagem de um desenho preferido, por exemplo. Essa é uma das alternativas que a professora Deluzia Daleprane, de 35 anos, usa com o filho Lorenzo, de dois anos e sete meses.

“Ele já alcança o filtro, mas a gente sempre deixa água dentro do copo dele, ao alcance da mão. Normalmente a gente não tem problemas, porque ele gosta muito de água, mas quando observa que ele não está bebendo, a gente entrega o copo na mão”, conta a mãe.

Na praia

O pequeno Lorenzo também é daqueles que adora ficar na água e aproveitar o verão ao máximo. Por isso, nos dias de praia, a mãe carrega sempre uma marmita saudável para o pequeno.

“Ele quer ficar o tempo todo dentro da água. A gente foge do sol forte, redobra os cuidados com o protetor solar e leva sempre uma garrafinha de água para ele e frutas, que é para fugir das coisas que são vendidas na areia”, conta Deluzia.

As frutas ricas em água são sempre uma boa opção. Além de hidratarem, são ricas em nutrientes.

“Evitar lanches prontos e comida industrializada, nada de suco de caixinha ou isotônico porque eles têm muito corante e açúcar. Dá para fazer suco de melancia, melão ou laranja quase que sem água”, sugere Carol.

Dicas

Beba água

200ml por hora

Não espere a criança sentir sede e pedir água. Para o corpo não sofrer com o excesso de calor, o ideal é consumir um copo de água a cada uma hora. Vale intercalar com suco natural e água de coco.

Água de coco

2 em 1

Ótima opção para espantar o calor, porque além de hidratar, ajuda a repor os minerais que a criança perde na transpiração.

Criatividade

Copo colorido

Ofereça água em um copo colorido, ou em uma garrafinha que contenha personagens de um desenho que a criança goste. A iniciativa deixa a tarefa de beber água mais atrativa para a criança.

Frutas

Cheias de água

As que são mais ricas em água, como melancia, melão, laranja e abacaxi, ajudam na hidratação do corpo, além de serem ricas em nutrientes. São uma ótima opção para um lanche na praia.

Natural

Sem caixinha

Fuja de produtos industrializados e sucos de caixinha ou isotônicos. Eles têm grande quantidade de corante e açúcar, não indicados para os pequenos. Prefira lanches naturais, e se possível leve sua comida de casa.

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