Notícia

Estresse pode deixar você sem dentes

A atriz Demi Moore revelou que esse foi o motivo que a deixou banguela

Paula já fraturou três dentes por causa do estresse e hoje usa  placa para dormir
Paula já fraturou três dentes por causa do estresse e hoje usa placa para dormir
Foto: Marcelo Prest

A atriz americana Demi Moore virou assunto no mundo todo recentemente ao divulgar uma foto sem um dente da frente. A atriz, famosa por filmes como “Ghost” e “Proposta Indecente”, revelou que ficou com o sorriso prejudicado por causa de estresse.

“Adoraria dizer que os perdi os dentes andando de skate ou fazendo algo legal. Acho muito importante compartilhar a causa, pois é uma das maiores causas de morte nos Estados Unidos: o estresse”, contou ela em uma entrevista a um programa de TV.

Muita gente duvidou dessa história. Mas é pura verdade. O estresse, que já é associado a vários outros problemas de saúde, também é capaz de levar a pessoa a ficar banguela.

De acordo com o ortodontista Eduardo Parmagnani, o problema não é raro. Pelo contrário, está cada vez mais comum e tem nome: bruxismo, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) afeta 40% da população. “As pessoas estão cada vez mais pilhadas, com um estilo de vida muito acelerado”, comentou.

Diante de um quadro de estresse, explica ele, a pessoa tende a apertar os dentes com muita força, podendo causar a fratura deles: “Quando vai dormir, essa pessoa não tem o relaxamento necessário, e, involuntariamente, força os dentes por apertamento. Com isso, há problemas como dor nas articulações, desgaste dos dentes, desgaste nas bases ósseas e, num caso extremo, a quebra do dente. E é uma força muito grande para isso ocorrer, já que o esmalte do dente é o tecido orgânico mais duro do corpo humano.”

FRATURA

Geralmente, os dentes mais afetados são os incisivos, os dois da frente. “Mas os molares também podem sofrer a fratura”, diz o especialista.

Demi Moore chocou ao divulgar foto em que aparece sem o dente da frente
Demi Moore chocou ao divulgar foto em que aparece sem o dente da frente
Foto: Reprodução

Quando isso acontece, a pessoa deve procurar um profissional o quanto antes. “Esses dentes, quando fraturados, prejudicam a alimentação, a deglutição e até a pronúncia das palavras. Sem falar na autoestima, que vai lá embaixo”, pontua ele.

Se a fratura for pequena, a reconstituição do dente é feita com resina, numa consulta de até 30 minutos. “Quando a fratura é maior, podemos fazer a reconstituição do dente com coroas ou facetas de cerâmica”, cita o ortodontista.

É possível aliviar essa pressão sobre os dentes usando uma placa durante o sono. Mas o tratamento desse problema não passa só pela cadeira do dentista. Segundo Parmagnani, é preciso uma atenção multidisciplinar, que pode incluir até um psiquiatra, já que se trata de uma questão de fundo emocional.

ENTENDA

Sintomas

Fique atento

Preste atenção se, ao acordar, você sente dor na mandíbula. Ou se sente dores de cabeça com frequência, sem motivo aparente. Repare também se seus dentes estão desgastados.

Problema

Bruxismo

Esse problema, que afeta 40% da população mundial, tem nome: bruxismo, que é quando a pessoa aperta ou range os dentes. Ele pode ter várias causas, entre elas o estresse.

Busque ajuda

Vários profissionais

A solução para o problema não vai estar só com o dentista. Como se trata de um problema emocional, é necessário tratar a origem: o estresse. Nesse caso, um psicólogo ou psiquiatra vão poder ajudar.

Prevenção

Placa

O dentista pode confeccionar uma placa para ser utilizada à noite, enquanto você dorme, evitando a pressão sobre os dentes.

DEPOIMENTO

“Eu estava passando por uma época de muito estresse e, sem perceber, passei a descontar tudo nos dentes, à noite, enquanto dormia. Usava uma força na mordida que nem imaginava que tinha. Um dia percebi que o canino tinha quebrado e que eu havia perdido um pedacinho dele. Fui ao dentista, que ainda achou outros dois dentes trincados. O dentista disse que é por causa do estresse. Às vezes ainda me pego pressionando os dentes à noite. Mas estou tentando me controlar para evitar que isso afete meus dentes. Estou até usando uma plaquinha para dormir. A gente nunca pensa que o estresse pode prejudicar os dentes assim.” - Paula Nascimento, secretária, 40 anos

Ver comentários