Notícia

Afinal, como funcionam as lentes de contato para os dentes?

O objetivo desse procedimento, além da estética, é evitar o desgaste do esmalte natural

Foto: Divulgação

Além de aumentar a autoestima, ter um sorriso bonito traz benefícios na vida social e profissional. Pensando nesse público, o mercado da odontologia estética traz uma novidade que está conquistando o mundo: a lente de contato para os dentes. Esse procedimento também é conhecido como “sorriso dos artistas” e pode ser usado para corrigir as imperfeições, lascas, manchas leves e fraturas dos dentes e deixar um sorriso bem natural, como explica a dentista Catarina Riva.

O que é a lente de contato para os dentes?

A lente é um laminado feito de cerâmica odontológica, ou porcelana, especialmente desenvolvido para o recobrimento dos dentes. Apesar de sua espessura de 0,25 mm é resistente aos impactos da mastigação.

Para que serve?

O objetivo desse procedimento, além da estética, é evitar o desgaste do esmalte natural. Outra vantagem das lentes de contato é que elas podem ser usadas para corrigir o posicionamento e alinhar os dentes.

Em quais situações são contraindicadas a técnica?

A lente não deve ser utilizada quando os dentes apresentam características como restaurações e canais amarelados e antigos, ausência de grupos dentários laterais e quando o paciente é portador do bruxismo. No caso específico do bruxismo, o excesso de força sobre as porcelanas ultrapassa a capacidade de resistência das peças.

Qual o tempo de duração?

As lentes têm um tempo de duração longo, podendo ser acima de 10 anos. Mas exigem uma série de cuidados, como manter uma boa saúde bucal.

Como é feito o procedimento?

Após a confecção de um molde e a aprovação do paciente, as lentes serão confeccionadas para que cada produto atenda às necessidades de cada paciente. As lentes são colocadas em uma única sessão, em que o dentista aplica um ácido nos dentes, para torná-los porosos, depois põe o silano, uma espécie de cimento adesivo que vai colar a porcelana. Além disso, dá para ser usado em um dente só ou em vários ao mesmo tempo.

Existem restrições na alimentação após a técnica?

Não existem restrições. Após a cimentação, todo e qualquer tipo de alimento, até mesmo torresmo e maçãs, podem ser ingeridos.

Como é feita a manutenção?

A manutenção das lentes de contato pode ser realizada durante as consultas de rotina. No início, é recomendado que o paciente vá ao dentista duas vezes por ano. Depois, com o passar do tempo, essas consultas podem ser realizadas até mesmo anualmente.

Ver comentários