Notícia

Os atrativos do Parque Nacional do Caparaó no verão

Guia dá dicas para quem pretende subir o Pico da Bandeira no verão

Vista para o Pico da Bandeira, no Caparaó
Vista para o Pico da Bandeira, no Caparaó
Foto: Edson Chagas

O final de nossa reportagem foi na subida para pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó pela entrada do Espírito Santo. O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Dentro do Parque, existem várias cachoeiras e piscinas naturais que possível visitar. Logo no início, no acampamento da Carcereira, tem três locais: o Poço do Segredo, Cachoeira dos Sete Pilões e a Cachoeira da Farofa.

Winnie Barros, de 29 anos, que fazia o café da manhã no acampamento
Winnie Barros, de 29 anos, que fazia o café da manhã no acampamento
Foto: Edson Chagas

Chegamos no acampamento por uma das estradas mais íngreme do sudeste. Era meio da manhã e alguns turistas se preparavam para deixar o local. Lá conhecemos Winnie Barros, de 29 anos, que fazia o café da manhã, Ela mora há pouco anos no Caparaó. Morava em Vila Velha, e hoje vive o sonho do pai já falecido. Winnie fala que ele tinha um amor imensurável por aquelas matas, morros e cachoeiras.

Nos despedimos de Winnie e seus amigos, e fomos até a metade da subida do Pico da Bandeira apreciar a vista. Para isso contamos com a ajuda do guia Ivan. Ele trabalha há anos orientando os turista que vão até o pico, seja durante o dia ou à noite, em todas as estações do ano.

De acordo com Ivan, a paisagem no pico no verão é tão bonita quanto no inverno. Porém tem seus riscos, principalmente com temporais. Por isso a dica é buscar a orientação de um guia profissional da região. Ele formaram uma associação em Pedra Menina para prestar o serviço. Fechamos a viagem com chave de ouro.

 

 

 

Ver comentários