Notícia

Perim de Cachoeiro e Castelo: tradição e história

Rede do Sul do Estado emprega diretamente 600 pessoas em Cachoeiro e Castelo. Supermercado atua na região há quase quatro décadas

A conexão do engenheiro mecânico Hudison Thiago da Silva com o supermercado Perim começou quando ele ainda era um menino. Seu pai trabalhava em uma empresa que fornecia produtos à rede e sempre foi um cliente. “Quando eu era criança meu pai fazia entregas de produtos no depósito do bairro Teixeira Leite, em Cachoeiro de Itapemirim”, conta.

Perspectiva da fachada de um dos novos projetos de expansão do Perim
Perspectiva da fachada de um dos novos projetos de expansão do Perim
Foto: Divulgação

Hudison aproveitou todos os serviços oferecidos pelo Perim. “Fui crescendo e sempre fazendo compras lá. Quando passava pelo Perim da Consolação pedia à minha mãe ou ao meu pai para comprar um salgado na lanchonete do supermercado. Hoje, já casado, minhas compras são no hiper Perim. Onde todos me tratam como família”, afirma.

Não é difícil encontrar um morador de Cachoeiro de Itapemirim ou de Castelo com uma história semelhante. Com quase quatro décadas de história, o Perim emprega 600 pessoas diretamente nas unidades localizadas nessas cidades, sem contar com os que prestam serviço para parceiros e fornecedores.

Espaço interno do supermercado
Espaço interno do supermercado
Foto: Divulgação

“A rede contribui significativamente com a economia local, ajudando na redução da taxa de desemprego, gerando capital, tecnologia, inovação de produtos e equipamentos nas filiais, aproximando o consumidor do desenvolvimento econômico e produtivo”, avalia o gerente de marketing do supermercado, Oseias Santana.

Apesar da importância para a economia do Sul do Estado, a maior influência do Perim é na qualidade de vida e no bem-estar dos moradores. São cerca de 25 mil itens de diferentes regiões do país e do mundo expostos de forma racional no ponto de venda, considerando o comportamento do consumidor ao entrar nas lojas e o tempo que o cliente tem disponível para comprar. Nas principais lojas há serviços como padaria, rotisseria, lanchonete, pizzaria e açougue, além de frutas, verduras e legumes sempre frescos, adquiridos prioritariamente dos produtores da região.

Foto: Divulgação

“Temos também a maior e mais selecionada carta de vinhos do Sul do Estado, rótulos de diversos países e diversidade de uvas para atender todos os paladares. Com a negociação realizada diretamente com o produtor, garantimos o melhor preço para os amantes dos vinhos. Estamos sempre inovando e trazendo, além de produtos, conhecimento sobre essa agradável categoria para nossos consumidores”, diz Oseias. 

Qualidade em expansão

Projeta-se para 2018 no bairro Gilberto Machado e região, em Cachoeiro de Itapemirim a inauguração de uma nova filial do Perim, trazendo o conceito de empório. A proposta é focar na prestação de serviço. Entre os principais atrativos estão o espaço gourmet, mais saúde e a adega selection. Serão mais de 15 mil produtos distribuídos em um ambiente de compra ainda mais agradável.

A empresa estuda adotar o conceito ecologicamente sustentável, que utiliza recursos como a iluminação natural, energia fotovoltaica, balcões e ilhas de congelados e refrigeradores com portas, lâmpadas de LED e captação de água da chuva para reaproveitamento.

Dando sequência, será a vez de inaugurar o primeiro atacarejo da rede, com cerca de 4 mil m² de área de vendas, com 20 mil itens disponíveis para o consumidor. A loja vai gerar 150 vagas diretas de emprego. Esse modelo de atividade tem ganhado espaço nos últimos anos e vem se consolidando como uma alternativa econômica, num movimento de mudança dos hábitos dos consumidores, principalmente, os mais sensíveis a preço durante a crise.

No ano que vem também há a previsão de expandir Perim Center, que já possui atrativos como cinema, casa lotérica, praça de alimentação e diversas lojas de apoio de variados segmentos, além de estacionamento grátis e um dos mais modernos supermercados do Estado. A expectativa para o anexo é de aproximadamente 10 mil m². Ainda há planos estabelecidos para mais um supermercado em local já definido na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.