Notícia

Qualidade artesanal sempre à mesa

Reposição frequente dos ingredientes é um dos segredos da Cantina do Bacco

Pratos saborosos, sempre frescos, e atendimento de qualidade são os ingredientes que o advogado Marco Valério Ferreira mais valoriza em um restaurante. Por isso, há quase sete anos frequenta o mesmo estabelecimento, quatro vezes por semana.

A Cantina do Bacco, eleita como restaurante preferido de Marco, tem seus segredos: mantém, há 12 anos, o mesmo processo de preparação dos pratos. “Frequento o restaurante quase todos os finais de semana e almoço em vários dias úteis por lá. Me sinto em casa porque o atendimento sempre tem a mesma qualidade e os ingredientes dos pratos estão sempre frescos”.

Para manter este padrão não há outro jeito: os ingredientes precisam ser repostos em um curto espaço de tempo. Marcus Frossard Teixeira, proprietário e gestor da Cantina do Bacco, explica que alimentos como ostras, vôngoles, burrata e mussarela de búfala chegam uma vez por semana. Os peixes são repostos até três vezes a cada sete dias e os pães, feitos diariamente na própria cozinha. “Encontramos uma forma de manter os pratos sempre fresquinhos e a qualidade sempre igual. A busca não é pelo mais prático, mas pelo melhor. Este é o nosso principal desafio, e o que fideliza a nossa clientela”.

Exclusividade

Outro segredo da cantina é a exclusividade. A entrada mais famosa do Bacco é o carpaccio de Fillet Mignon, algo, até então, inédito. “Via de regra, o carpaccio é feito com lagarto. A maioria dos restaurantes compra pronto. Um dia, estávamos sem o produto e, para não deixar os clientes sem esta opção, nosso chef fez uma adaptação com Filet Mignon, um corte mais nobre. Depois disso, esta virou a entrada mais pedida em nosso restaurante”.

Também há muito cuidado na preparação das massas. O raviolli é fornecido por uma rotisseria artesanal e o grande diferencial é o recheio macio, que não leva trigo. “O nosso gnhocci também leva o mínimo de trigo, para ficar leve. Além disso, produzimos a massa duas vezes ao dia, para ser servida o mais fresco possível”, conta o proprietário.

Entre os pratos principais mais queridos estão a Grelhada Mista – com atum, lagosta, camarão, lula e um acompanhamento à escolha do cliente – e o Mediterrâneo, um spaghetti servido com lagosta, camarão, vôngoles e lula ao molho de tomatinhos frescos e vinho branco. Outro destaque é a adega, que tem sempre mais de 500 rótulos de vinhos à disposição do cliente.

Grelhada mista,  com atum, lagosta, camarão e lula, é o prato mais pedido na Cantina do Bacco
Grelhada mista, com atum, lagosta, camarão e lula, é o prato mais pedido na Cantina do Bacco
Foto: Divulgação/Ari Oliveira

Visite

Onde fica: Com 12 anos de tradição, a Cantina do Bacco está presente em Jardim da Penha (3325-0847), na Praia do Canto (2142-3040) e

na alameda gourmet do Shopping Vitória 3137-2057).

Ver comentários