Viaje pela rota da cerveja artesanal capixaba


Cerveja feita à mão

Tipos de cerveja artesanal
Tipos de cerveja artesanal
Reprodução

 

Tipos de cerveja artesanal
Tipos de cerveja artesanal
Foto: Reprodução

A cerveja artesanal vem conquistando os capixabas. Tanto que a bebida, de aroma e paladar diferenciados, saiu das reuniões em casa e chegou a bares, pubs e supermercados. Em três anos, nove pequenas cervejarias foram criadas no Espírito Santo. Em todo o Estado, eventos e festivais já estão registrados no calendário dos cervejeiros, e uma rota de apreciação começou a ser implantada.

O movimento, que começou por hobbie, ganhou viés comercial e, em alguns municípios, a fabricação e o consumo da cerveja artesanal já fomentam o comércio e o turismo local.

Das cervejarias registradas no Ministério da Agricultura - exigência para produzir e comercializar a bebida -, quatro têm fábrica própria: Kingbier, em Vila Velha, Else Beer, em Viana, Barba Ruiva, em Domingos Martins, e Altezza, em Venda Nova do Imigrante.

As outras cinco conquistaram o registro recentemente e dividem o mesmo espaço de uma fábrica, em Vila Velha. São elas: Vix Bier, Bigstep, Du Rock, Casa 107 e Piabier. Trata-se de uma espécie de incubadora para produção de cerveja. Juntas, as nove cervejarias produzem quase 30 mil litros da bebida por mês.

“Beba menos. Beba melhor”

A cerveja artesanal é aquela produzida quase de forma caseira. É diferente da tradicional por conta da temperatura de consumo, entre 4ºC e 15ºC, e pelo maior teor alcoólico, conseguida a partir de alta fermentação. São necessários de 20 a 40 dias para que fique pronta.

“Embora não haja uma definição única sobre o que é cerveja artesanal, é possível conceituá-la de acordo com todas as etapas do processo produtivo, da escolha dos ingredientes ao envase do produto. É a cerveja que foi produzida habilidosamente”, explica o sommelier de cerveja Rafael Kilian.

A empresária Ruth Sipolatti complementa: os consumidores buscam saborear produtos de qualidade. "A cerveja artesanal virou cultura. Não uma cultura de beber para ficar bêbado. As pessoas estão estudando, estão debatendo, estão falando sobre cerveja. Sobre seus sabores, tipos e ingredientes", disse.

Viaje pela rota da cerveja artesanal capixaba


Conheça as cervejarias artesanais das montanhas capixabas

Sede da cervejaria Altezza
Sede da cervejaria Altezza
Edson Carvalho/Blog Viajante cervejeiro
Sede da cervejaria Altezza
Sede da cervejaria Altezza
Foto: Edson Carvalho/Blog Viajante cervejeiro

Fora da Grande Vitória, duas cervejarias artesanais com fábrica própria se destacam na Região Serrana. A Barba Ruiva, em Domingos Martins, e a Altezza, em Venda Nova do Imigrante. As duas cervejarias ajudam a movimentar o turismo área de montanhas do Estado. Segundo o sócio gerente da Barba Ruiva, Pedro Souto Dias, 28, cerca de 90% dos seus clientes são de fora da cidade.

Brewpub da cervejaria Barba Ruiva
Brewpub da cervejaria Barba Ruiva
Foto: Divulgação

"Sem sombra de dúvidas, a cervejaria Barba Ruiva virou um ponto turístico de Domingos Martins", diz ele. O balconista, Vinicius Mattos Ribeiro, 32, assina embaixo. Morador de Guarapari, ele costuma visitar Domingos Martins nos finais de semana. "Sempre que tenho oportunidade venho com minha esposa. Primeiro damos uma volta na cidade, depois vamos para a cervejaria. Antigamente ela não gostava de cerveja amarga. Hoje, ela me acompanha em tudo", conta.

Em 2016, a cervejaria inaugurou o primeiro Brewpub do Estado. Um local onde se produz e vende a própria cerveja. No início, a produção era de cinco mil litros por mês. Por conta da demanda crescente, hoje são 10 mil litros, de cinco estilos: PILSEN, WEISS, RED, IPA e STOUT.

"A cada dia que passa aumenta o número de frequentadores. Criamos o Brewpub para que os clientes possam conhecer nossa cerveja, saber como ela é produzida e consumir direto da fonte", afirma Pedro Souto.

10 mil

É a produção mensal de litros de cerveja da Barba Ruiva, em Domingos Martins

A casa funciona às sextas-feiras, sábados e domingos. Os clientes podem conhecer a fábrica durante o dia e ouvir música ao vivo à noite. Os petiscos também fazem muito sucesso: são feitos com produtos da região, como o queijo provolone de Pedra Azul e o cogumelo recheado de Venda Nova.

Cerveja Altezza
Cerveja Altezza
Foto: Divulgação

Entre Pedra Azul e Venda Nova do Imigrante fica a Altezza. Instalado 1.100 metros acima do nível do mar, o local acabou influenciando na escolha do nome da cervejaria, que significa altitude em italiano. No processo de fabricação são utilizados maltes especiais, lúpulo, leveduras importadas e água de nascentes da região.

São sete estilos preparadas em pequenas quantidades. A carbonatação (técnica para obter CO2) é feita diretamente na garrafa pelo processo "priming", o mesmo utilizado para fazer champanhe. A bebida é fermenta novamente, para chegar a uma cerveja com maior teor alcoólico.

“Na alta temporada produzimos cerca de quatro mil litros por mês. A produção é minuciosa para garantir a qualidade. São 450 litros por barril”, explica Daniel Rigo, 51, um dos donos da Altezza.

As visitas acontecem durante a semana, das 10h às 17h. Grupos com mais de oito pessoas devem agendar.

Viaje pela rota da cerveja artesanal capixaba


Conheça pratos saborosos que combinam com cerveja artesanal

Bolinho de Bacalhau com Witbier
Bolinho de Bacalhau com Witbier
Carlos Alberto Silva
Felipe e Rafael. Um brinde à comida e a cerveja
Felipe e Rafael. Um brinde à comida e a cerveja
Foto: Carlos Alberto

Os apreciadores de cerveja artesanal não deixam de lado uma boa refeição. O motivo é que a bebida é consumida em pequena quantidade e o objetivo não é se embriagar. Por isso, a dobradinha cerveja e gastronomia vem crescendo na Grande Vitória, onde vários restaurantes já contam com cervejas artesanais nos cardápios.

O Toro Blanco, especializado em carne, é um deles. "O pessoal que come carne quer beber uma boa cerveja. As combinações são muito procuradas. Aqui, a quinta-feira ficou marcada como o dia da cerveja. Temos uma kombi com quatro torneiras de chopp artesanal", afirma o proprietário Felipe Abreu Coelho.

Os próximos passos são ambiciosos. Felipe pretender promover um concurso para desenvolver uma cerveja que combine ainda mais com a carne servida na casa. E, em breve, inaugura um espaço para eventos com carne e cerveja. "É um mercado que estou sentindo que tem muita demanda", disse.

Essa união de bebida e comida se chama harmonização. Segundo Rafael Kilian, sommelier de cervejas – formado pela Doemens Akademie, instituição alemã de pesquisa e ensino sobre cerveja, e pela Academia e Escola Superior de Malte de Blumenau – harmonizar é “juntar o que sozinho é uma experiência interessante, com algo que pode tornar a experiência memorável”.

Rafael explica que não existe harmonização certa ou errada. Ela é particular e varia do gosto de cada pessoa. O importante é saber, de antemão, a aplicação de três conceitos. O primeiro é a semelhança, no qual as características sensoriais dos ingredientes do prato e da cerveja se complementam. Exemplo: uma cerveja mais tostada com um prato que tenha um elemento tostado ou defumado. Depois, vem o contraste, como o azedo e o doce. E, por fim, o corte, em que os sabores e elementos de um prato se interferem, como a sensação de gordura e acidez.

Rafael Kilian e Felipe Abreu Coelho prepararam quatro opções de harmonização pra mostrar que cerveja combina com diversos pratos. Eles criaram um petisco, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Confira no vídeo abaixo:

Bolinho de Bacalhau com Witbier

A Witbier é uma cerveja da escola belga com base em trigo muito refrescante e aromática, pois leva adição de semente de coentro e casca de laranja curaçau, o que faz com que ela se adeque a pratos que levam frutos do mar.

Bolinho de Bacalhau com Witbier
Bolinho de Bacalhau com Witbier
Foto: Carlos Alberto Silva

Espaguete com lasca de salmão, molho de cream cheese e cebolinha com Belgian Golden Strong Ale

Uma cerveja também da escola belga com teor alcoólico considerável: 8,5%. Ela dá mais suporte para a experiência suntuosa do cream cheese. A levedura usada na cerveja traz um caráter de frutas maduras, como o damasco, que casa muito bem com o salmão.

Espaguete com lasca de salmão, molho de cream cheese E cebolinha com Belgian Golden Strong Ale
Espaguete com lasca de salmão, molho de cream cheese E cebolinha com Belgian Golden Strong Ale
Foto: Carlos Alberto Silva

Bife de chorizo e batatas rústicas com Altbier

O bife de chorizo (um corte de boi clássico argentino, que fica na região do contra filé) harmoniza com uma Altbier, cerveja alemã um pouco mais maltada e um pouco mais lupulada. O malte e a doçura da cerveja casam bem com grelhados.

Panna cotta com calda de frutas silvestres com Bier Blunch

Temos o contraste entre uma cerveja levemente ácida, muito carbonatada e leve, com 3,5% de álcool, e a riqueza e a suntuosidade da panna cotta, com a semelhança da calda de frutas silvestres e a cereja da cerveja.

Panna Cotta com calda de frutas silvestres com Bier Blunch
Panna Cotta com calda de frutas silvestres com Bier Blunch
Foto: Carlos Alberto Silva

Viaje pela rota da cerveja artesanal capixaba


Conheça os estilos de cerveja artesanal mais consumidos

Estilos de cerveja artesanal: Pilsen, Weiss, IPA, Red Ale e Stout
Estilos de cerveja artesanal: Pilsen, Weiss, IPA, Red Ale e Stout
Reprodução Internet

Existem vários estilos de cerveja, que são obtidas de acordo com as receitas, entre outros fatores. Elas se diferenciam pela cor, sabor, aroma e teor alcoólico. Você conhece os principais estilos pelos ingredientes? Confira no infográfico interativo - Mas atenção: é uma representação gráfica, que não corresponde à proporção correta na realidade.  

Tipos de cerveja

Pilsen

São cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6°C a 12ºC). É leve e refrescante, com graduação alcoólica geralmente entre 4% e 5%. O nome Pilsen vem da cidade de origem, que fica na região da Boêmia da República Tcheca. Foi criada . Foi criada no século 19.

Weiss

São claras e opacas. Sobressai o trigo usado na produção e têm sabores que remetem a frutas e especiarias, como banana e cravo. Muito refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5%e 6%).

India Pale Ale - IPA

cerveja carregada em lúpulo, criada pelos ingleses para aumentar o tempo de conservação da bebida que seria levada para as viagens pela Índia. Varia na intensidade, tipo de amargor e sabor, além do percentual de álcool de acordo com o sub-estilos, da menor pra maior: English IPA, American IPA e Imperial IPA.

Red Ale

Cerveja avermelhada, que varia entre tons âmbar, cobre e marrom claro. Contrastes de amargor de malte e lúpulo com sabor maltado que remete a caramelo; corpo médio e teor alcoólico moderado que varia entre 4% e 5%.

Stout

Cervejas negras opacas, dotadas de forte presença de malte torrado, com notas que remetem a café e chocolate. Variam em corpo, grau alcoólico e intensidade de tosta entre os sub-estilos, Dry Stout, Oatmeal Stout, Cream Stout, Export Stout e Imperial Stout.

Estilos de cerveja artesanal: Pilsen, Weiss, IPA, Red Ale e Stout
Estilos de cerveja artesanal: Pilsen, Weiss, IPA, Red Ale e Stout
Foto: Reprodução Internet

Pale Ale 

Cervejas com coloração dourada para cobre, com presença notável de lúpulo em equilíbrio com o malte, sabor que remete a caramelo, frutas secas e frutas cítricas. Grau alcoólico moderado, de 4,5% a 6%.

Porter

São cervejas escuras, típicas da Inglaterra, de coloração marrom a preta, variando sabores - que remetem a caramelo, chocolate e frutas secas -, intensidade de amargor e grau alcoólico entre seus sub-estilos, Brown Porter e Robust Porter.

Bock

Por tradição são avermelhadas, mas podem ser também de cor marrom. Possuem um complexo sabor maltado, graças às misturas de maltes de Viena e Munique. A graduação alcoólica é alta: normalmente, vai de de 6% nas Bocks tradicionais até 10% nas Doppelbock e 14% nas Eisbock, tipos diferentes de Bock. Outra variação de Bock é a Maibock ou Helles Bock, bebida clara, de até 7,4% de álcool.

Fonte: http://www.brejas.com.br/

Viaje pela rota da cerveja artesanal capixaba


Aprenda a produzir cerveja em casa

Cerveja de panela
Cerveja de panela
Instagram Luciana Zamprogne

A cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida por meio da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Os principais ingredientes são água, malte, lúpulo e levedura. Seus estilos variam de acordo com os ingredientes utilizados e modos de produção, que interferem no sabor, aroma, cor, teor alcoólico e outras características sensoriais.

Essas são algumas fotos compartilhadas no instagram da cervejeira Luciana Zamprogne (@lzamprogne). 

 Confira o processo de produção da cerveja de panela no vídeo: