Capixapédia
Capixapédia
O dia em que o mosquito venceu as eleições para prefeito de Vila Velha
Desacreditados na classe política e infernizados por mosquitos que "atacavam" em Vila Velha, moradores fizeram protesto nas urnas

Uma situação inusitada marcou as eleições de 1987, em Vila Velha. Como na época não havia urna eletrônica e o voto era por meio de cédulas de papel, a maioria dos eleitores que optaram por votar nulo escolheu o “mosquito” como autoridade máxima do poder executivo do município. Foram 29.884 cédulas com a palavra "mosquito" escrita , o que representou 23,5% da apuração. Este índice foi superior à votação do candidato vitorioso, Magno Pires (PT), que obteve 26.576 votos, correspondendo a 20,9% do total apurado.
Os votos em “mosquito” foram uma forma de protesto contra a classe política e em homenagem ao inseto que infernizava a vida dos moradores na cidade. Os eleitores votaram também em “Sapo seco”, “Figueiredo”, “Xuxa”, “Militares” e escreveram nomes impublicáveis nas cédulas de papel para se referir aos candidatos.
Os votos em branco foram escolhidos por 11.563 eleitores, o que representa 9,1% da apuração, enquanto 16.565 eleitores se abstiveram, o que significa 13% do total. Dessa forma, as abstenções, votos nulos e em branco somaram quase metade dos eleitores (45,6%).

Na ocasião, o cientista político Roberto Beling e o sociólogo Dilvo Peruzzo atribuíram o grande índice de votos nulos - 23,5% -, superior ao percentual atingido pelo candidato vitorioso, Magno Pires (PT), à descrença da população para com os políticos. Para eles, o povo estava cansado das promessas dos partidos tradicionais e resolveu protestar.
Obviamente, os "votos do mosquito" foram anulados e quem venceu as eleições foi o candidato petista Magno Pires, do PT. Na opinião de Beling e Peruzzo, o petista ganhou por conta do crescimento das pequenas agremiações em consequência da crise da Nova República.
“Houve uma migração expressiva de votos para o PT”, disse Beling. Já Peruzzo afirmou que um fator importante contribuiu para a vitória petista: a ajuda dos movimentos comunitários. Segundo ele, Vila Velha era um dos municípios mais politizados do Estado e possuía movimentos altamente organizados. “Isso vem de encontro ao programa do PT, que tem uma ampla proposta de participação popular”, afirmou.
PARTICIPE
Você tem alguma curiosidade sobre o Espírito Santo? Envie para [email protected]
OUTRAS PUBLICAÇÕES
> Quem foi o 'Moreno' que dá nome a cartão-postal de Vila Velha?
> Clube 106: a casa de festas que viu Jardim da Penha crescer
> Farol mais alto do Brasil fica no Espírito Santo
> Túmulo de criança afogada em 1923 enche de água até hoje
> O 'avião da chuva' que injetava sal nas nuvens do ES
> 1ª separação de siameses do mundo foi realizada em capixabas
> Capixaba, a 1ª vereadora do Brasil entrou para a história
O 'noturno da morte' e o maior acidente ferroviário do ES