Notícia

Marcelo lidera em Cariacica

Deputado tem 46,8% dos votos válidos, contra 31,1% do prefeito Juninho

A um dia da eleição em Cariacica, os candidatos Marcelo Santos (PMDB) e Juninho (PPS) vão se garantindo no segundo turno do pleito, conforme aponta a última pesquisa do Instituto Futura, divulgada nesta sexta-feira. Com as entrevistas realizadas na terça-feira, a amostragem segue com o deputado estadual na liderança.

Marcelo tem 46,8% dos votos válidos - quando são desconsiderados indecisos e votos brancos e nulos -, enquanto o atual prefeito, Juninho, aparece em segundo, com 31,1%. O deputado estadual Marcos Bruno (Rede) é o terceiro com 15%, enquanto o ex-vereador Adilson Avelina (PSB) vem na lanterna, com 7,2%.

Mas se na primeira pesquisa o cenário era embolado entre Marcelo Santos e Juninho, e a chance de decisão no primeiro turno era remota, agora a possibilidade se torna real.

Com a margem de erro da amostragem variando 4 pontos percentuais para mais ou para menos, Marcelo Santos pode estar perto dos 51% necessários para se eleger em primeiro turno.

Já nos dados da pesquisa estimulada, quando entram os indecisos, brancos e nulos, o peemedebista abriu vantagem contra Juninho, crescendo de 29% para 34,8% entre os dias 16 e agosto até agora. No último registro, os dois estavam empatados tecnicamente, e o prefeito alcançava 24%. O prefeito tem agora 23,2%.

Clique na imagem para ampliá-la

Rejeição

Juninho manteve a ponta com 31% de rejeição do eleitorado – antes tinha 30%. Avelina vem em segundo com 23,3%, tinha 21,5%. Já Marcelo Santos pulou para terceiro lugar no ranking da rejeição, com 19%. Antes, tinha 16,5%. O deputado Marcos Bruno é rechaçado por 18,8% dos abordados na atual conjuntura.

O Instituto Futura entrevistou 600 eleitores e a confiabilidade da amostragem é de 95%, o que significa que se a pesquisa fosse feita 100 vezes, em 95 delas o resultado seria o mesmo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) na última segunda-feira, sob o número ES02263/2016.

Ver comentários