Espírito Santo: Estado de valor

Espírito Santo: Estado de valor


Espírito Santo: Estado de valor

cidade Vitória
cidade Vitória
Divulgação

A maior crise econômica da história do país mudou o cenário brasileiro. Para se manter no mercado, companhias tiveram que rever os custos de produção e readequar as estratégias de atuação. Dentro de casa, a população também precisou cortar gastos e adaptar o orçamento doméstico à nova realidade. Foi com práticas de gestão eficientes e de maneira intuitiva, que empresários e trabalhadores exercitaram um importante princípio: o de que momentos desafiadores exigem sacrifícios.

Com a administração pública não foi diferente. Enxugar despesas se tornou a única alternativa para solucionar problemas urgentes, criar bases sólidas e, principalmente, projetar um futuro promissor, com mais oportunidades. Afinal, são em momentos difíceis, como este, que o Estado precisa mostrar a sua força, o seu valor.

A partir da próxima quarta-feira (29), o portal Gazeta Online vai trazer a série Espírito Santo – Estado de Valor. São reportagens, com atualizações semanais, sobre o desafio de equilibrar as contas públicas, o potencial econômico capixaba, o poder do empreendedorismo e da inovação, as estratégias para atração de novos investimentos e as oportunidades que estão sendo criadas.

O site vai revelar curiosidades sobre o Espírito Santo, contar histórias de trabalhadores que tiveram a vida transformada pela qualificação e de empresários que estão conseguindo driblar a crise com planejamento e criatividade, além de divulgar os novos empreendimentos previstos, que vão ampliar a arrecadação do Estado e abrir postos de trabalho.

Com infográficos, vídeos e jogos interativos, será possível compreender de forma didática conceitos econômicos que impactam o dia a dia das pessoas, entender os efeitos da crise econômica e as ações adotadas pelo Espírito Santo para superar esse período turbulento.

Não é preciso fazer uma análise aprofundada para se assustar com o tamanho do problema. Além da recessão econômica brasileira que impacta os capixabas, as finanças estaduais ainda sofreram a influência de outros fatores: a crise hídrica que afetou a produção do agronegócio, a paralisação das atividades da mineradora Samarco e a queda no valor do barril de petróleo, com consequente redução de arrecadação de royalties e Participação Especial.

Essa conjuntura, nada favorável, provocou uma queda de 12,2% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba no ano passado na comparação com 2015. Mas a solução para as dificuldades está fundamentada no planejamento realista e estratégico das contas públicas, que direciona a aplicação dos escassos recursos de forma responsável e estrutura as bases para a retomada do crescimento no período pós-crise.

O secretário estadual de Economia e Planejamento, Regis Mattos, explica que, com essa premissa, o Estado está conseguindo manter o equilíbrio fiscal, pagar servidores e fornecedores em dia e realizar investimentos importantes na área social, com projetos como o Ocupação Social, que por meio da qualificação gratuita, amplia as perspectivas de jovens moradores de áreas carentes, e em infraestrutura, com a conclusão do eixo principal da rodovia Leste-Oeste neste ano.

“Com a crise econômica, mais cidadãos passam a depender da rede pública, de serviços nas áreas da Saúde e da Educação. E é a gestão fiscal organizada que permite ao governo dar esse suporte à população”, pontua Regis, citando mais dois dos vários projetos inovadores e de amplo alcance social realizados pelo governo do Estado, e que resultam do equilíbrio fiscal: o Escola Viva, que dispõe de metodologia inovadora e oferece ensino de tempo integral; e a Rede Cuidar, um novo modelo de atendimento à saúde, por meio de unidades que oferecem consultas e exames especializados, garantindo que 95% dos problemas de saúde da população sejam resolvidos em sua própria região.

Espírito Santo: Estado de valor


Oportunidades

Além de cortar despesas, o governo do Estado também busca formas de ampliar a arrecadação, dando oportunidades para que empresas que devem tributos se regularizem. Para se ter uma ideia, o Refis 2015, programa que permite o parcelamento e facilita o pagamento de débitos estaduais, já devolveu aos cofres públicos R$ 551,4 milhões, até maio do ano passado.

Outra estratégia adotada pelo Espírito Santo é aumentar a sua competitividade para atrair novos investimentos, estimular o desenvolvimento econômico e garantir mais qualidade de vida. Por meio dos incentivos ao desenvolvimento, o Estado vai ganhar novas empresas e criar oportunidades de emprego para a população. Juntos, o Invest-ES e o Compete-ES, programas de incentivos ao desenvolvimento, atuam como âncoras do crescimento. Para os próximos dois anos, estão previstos no Invest-ES investimentos da ordem de R$ 952 milhões, com o potencial de gerar 1.130 postos de trabalho diretos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo, destaca que o ambiente capixaba favorável aos negócios, abre espaço para empreendedores com diferentes perfis e capacidade financeira. Das grandes indústrias aos microempreendedores, o Estado multiplica oportunidades.

“É importante destacar o valor do trabalho dos nossos empreendedores, que estão apostando no futuro. Empreendedores individuais, pequenas e grandes empresas, que investem de Norte a Sul do Estado, desenrolando o fio condutor do desenvolvimento”, destaca Azevedo.

Unindo essas forças, o quarto menor Estado do país em extensão territorial, mostra sua grandeza. De forma responsável, busca soluções para os desafios atuais, sem perder o foco no futuro, com a sabedoria de que é preciso realizar ajustes agora para continuar crescendo. Assim, o Espírito Santo dissemina seus valores e mostra que é um Estado de valor.