Notícia

Curso de Residência atrai candidatos de 11 Estados do país

Com 168 inscritos, o programa atraiu candidatos de todas as regiões do país. Prova on-line sobre conhecimentos gerais e Língua Portuguesa acontece nesta quarta-feira (12)

Alunos do Curso de Residência de 2018 acompanharam gravação so ES1
Alunos do Curso de Residência de 2018 acompanharam gravação so ES1
Foto: Divulgação/Residência

Estudantes e recém-formados de 11 Estados do país estão na disputa pelas 12 vagas do 22º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. As inscrições para o processo seletivo terminaram nesta  segunda-feira (10), às 23h59. Entre os inscritos para a 1ª fase estão representantes da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Com um total de 168 inscritos, o programa atraiu concorrentes dos mais diversos cursos. Além dos tradicionais – Comunicação, Jornalismo, Publicidade e áreas afins – também houve inscrições de estudantes e profissionais de Arquivologia, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharias, Física e Nutrição, entre outros.

Uma das novidades que facilita o processo seletivo é a realização da prova on-line na primeira fase deste ano. “O fato da prova ser feita pela internet nos ajudou a alcançar essa diversidade de Estados entre os candidatos, já que, pela primeira vez, cada um vai poder fazer o teste de dentro das suas casas. E essa pluralidade é tão importante também para ter diferentes visões no jornalismo”, afirmou a coordenadora do curso, Ana Laura Nahas.

A prova será na manhã desta quarta-feira (12), às 8h. Para acessar o candidato deve estar atento ao e-mail: o link será enviado ainda nesta terça (11) junto com todas as orientações para responder ao teste. Serão 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de conhecimentos de Jornalismo e Atualidades e outras 10 de Língua Portuguesa.

Para se classificar para a próxima etapa, uma redação jornalística, o candidato deve acertar, no mínimo, 50% da prova, somando as duas sessões. O resultado individual já é divulgado ao final da prova e a lista com todos os classificados vai ser divulgada na quinta (13), no site da Residência (gazetaonline.com.br/residencia). A segunda fase será presencial e está prevista para o dia 17 de junho.

O CURSO

Entre as mudanças deste ano estão a antecipação das aulas e o formato mais compacto: o início do programa será no dia 8 de julho, com formatura marcada para o dia 4 de setembro. Além de palestras e ensinamentos teóricos, os residentes vão acompanhar o dia a dia das redações da Rede Gazeta com mais foco na produção digital, ou seja, mais conteúdo para sites e redes sociais.

O 22º Curso de Residência em Jornalismo é uma iniciativa da Rede Gazeta e, neste ano, tem patrocínio da Vale, Eco101, Grupo Águia Branca e Faesa.

Ver comentários