Notícia

Vacila não, Braga! Série B tem histórico de campeões diferentes no primeiro e segundo turno

Desde 2006 disputada no atual modelo de pontos corridos em turno e returno, competição tem sete dos 13 vencedores não tendo sido líderes ao fim da 19ª Rodada

A Série B do Campeonato Brasileiro encerrou seu primeiro turno na última quarta-feira e o Bragantino fechou o período conquistando de maneira simbólica a primeira colocação nessa fase ao vencer o CRB por 3 a 0 jogando no estádio Rei Pelé.

Entretanto, se no caso da elite nacional terminar na liderança da competição historicamente é um ótimo indício de que a equipe terminará faturando a taça, o mesmo não pode ser dito da segundona se analisarmos como as campanhas se desenvolveram ao longo da história.

Desde 2006 disputado no modelo de turno e returno por pontos corridos, as 13 edições do Brasileirão da Série B tem uma divisão mais favorável a times diferentes na ponta do primeiro e do segundo turno do que "campeões repetidos". Enquanto seis vezes o time se manteve na ponta, nas outras sete houve mudança no posto.

Os números mais próximos entre os dois aspectos foram, em muito, graças as duas últimas edições onde América-MG e Fortaleza conseguiram estruturar campanhas regulares o suficientes para se sustentarem na liderança nos dois turnos.

Um fato curioso nesse aspecto é o fato de que, em todas as oportunidades que um clube paulista conseguiu a ponta da tabela nesse período, teve regularidade para ser campeão: Corinthians (2008), Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013).

Veja o histórico de campeões no primeiro e segundo turnos da Série B:

2006: Primeiro turno - Coritiba / campeão - Atlético-MG
2007: Primeiro turno - Criciúma / campeão - Coritiba
2008: Primeiro turno e campeão - Corinthians
2009: Primeiro turno e campeão - Vasco
2010: Primeiro turno - Figueirense / campeão - Coritiba
2011: Primeiro turno e campeão - Portuguesa
2012: Primeiro turno - Vitória / campeão - Goiás
2013: Primeiro turno e campeão - Palmeiras
2014: Primeiro turno - Ceará / campeão - Joinville
2015: Primeiro turno - Vitória / campeão - Botafogo
2016: Primeiro turno - Vasco / campeão - Atlético-GO
2017: Primeiro turno e campeão - América-MG
2018:
Primeiro turno e campeão - Fortaleza