Notícia

Em Vitória, Kanouté elogia qualidade dos jogadores brasileiros

Ex-jogador veio ao Espírito Santo para firmar parceria com time capixaba em busca de jovens jogadores

O ex-Atacante Frédéric Kanouté teve grande destaque mundial durante quando atuou pelo Sevilla, da Espanha, entre 2005 e 2012, e marcou 138 gols em 285 jogos. Depois da aposentadoria o francês decidiu investir na busca por jovens jogadores ao redor do mundo, e essa busca por talentos desembarcou no Espírito Santo.

Na manhã desta terça-feira (14), em uma cerimônia realizada em Vitória, o ex-jogador oficializou sua parceria com o Porto Vitória, que foi representado pelo presidente Vinícius Coelho. Um time capixaba criado em 2014, que tem feito altos investimentos nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17 e que tem planos de ingressar no futebol profissional em breve.

A empresa de Kanouté vai prestar consultoria ao Porto Vitória e um dos principais focos da parceria é a revelação de jogadores para o futebol do exterior. Por conta disso, representantes da empresa do ex-jogador terão influência até em determinar como os jovens jogadores do Porto Vitória serão treinados. As mudanças no estilo de treinos terão a intenção de diminuir as dificuldade de adaptação na Europa dos atletas futuramente negociados.

Foto: Eduardo Dias

Com a experiência de quem atuou ao lado e também contra dezenas de bons jogadores brasileiros, Kanouté sabe da qualidade dos meninos que podem ser encontrados por aqui.

“Joguei com muitos jogadores brasileiros, e quem no mundo não conhece a qualidade do futebol brasileiro? É impossível, todo mundo conhece o futebol brasileiro. Isso influenciou na decisão (de fazer a parceria com o Porto Vitória)”, disse o ex-jogador.

Atualmente os treinos do Porto Vitória são realizados na Serra, mas o clube já tem planos de construir um Centro de Treinamento própria próximo da Rodovia do Sol, em Vila Velha. Uma estrutura com mais de mil metros quadrados, para atender mais de 100 jovens jogadores.

Conheça o Porto Vitória

Fundado em 2014, o Porto Vitória conta, atualmente, com 100 atletas, sendo 30 em cada categoria (sub-13, sub-15 e sub-17), além de 10 atletas com idade entre 12 e 17 anos que ficam em avaliação. Em sua infraestrutura, o clube possui um centro de treinamento na Serra, com três campos, um ginásio, quatro vestiários e área de lazer. Para preparar os jogadores para as competições e avaliações, a comissão técnica tem seis profissionais (Coordenador da Base, Preparador Físico, Preparador de Goleiro e três técnicos, sendo um para cada categoria).

Desde sua fundação, o time disputou cinco competições das categorias sub-15 e sub-17 no Espírito Santo, tendo levantado a taça cinco vezes nestas categorias. Também participou, em 2016, da Taça BH, uma das principais competições de base do Brasil. Primeiro time do Espírito Santo a participar do torneio, a vaga foi conquistada junto com o título do estadual sub-17.

Na busca por revelar atletas para grandes clubes, o PVFC conta com um índice de aprovação elevado. Hoje, dez jogadores descobertos pelo Porto Vitória estão atuando em times de relevância nacional: Denivys Will (Cruzeiro – MG), Natan de Souza (Flamengo – RJ), Gustavo Ferreira (Grêmio – RS), David Gomes, Victor Amorim, Marcos Paulo, Matheus Santos e Erick Rocha (Ponte Preta – SP), Matheus Cabral (Vasco – RJ), Guilherme (Atlético Mineiro – MG).

Ver comentários