Notícia

Edney Costa é eleito como novo presidente da Desportiva

Eleição do time grená foi realizada na noite desta quinta-feira (31). O mandato vai até o final de 2020

Edney Costa foi eleito presidente da Desportiva nesta quinta-feira (31)
Edney Costa foi eleito presidente da Desportiva nesta quinta-feira (31)
Foto: Divulgação

Candidato único da eleição presidencial da Desportiva Ferroviária, o empresário Edney Costa, de 42 anos, foi eleito como presidente do clube grená. A votação chegou ao fim na noite desta quinta-feira (31) e o dirigente foi eleito com 39 votos dos 47 sócios que participaram do pleito(acontecem seis votos em branco e duas abstenções). Edney liderou a chapa "Avança-Tiva", que tem como vice-presidente o ex-presidente do conselho deliberativo da Tiva, João Carlos Rocha. O mandato será até o fim de 2020.

Após quatro mandatos como conselheiro e dois mandatos como diretor, Edney Costa chega ao cargo de presidente tendo como uma das principais promessas de campanha um aumento na transparência na administração do time grená. Relembre trechos da entrevista de Edney concedida ao Gazeta Online, no início do mês de agosto. 

Qual o principal problema da Desportiva?

São as dívidas trabalhistas, os processos e o baixo poder financeiro. Estamos com apenas um patrocinador e um dos nossos principais focos é buscar novas parcerias. A Federação também está ajudando na movimentação para resolver vários problemas na Justiça do Trabalho.

A Unimed é a principal patrocinadora do clube, mas o contrato acaba em dezembro. Existe possibilidade de renovação?

Já tivemos algumas conversas, ainda não está certo que o patrocínio será renovado no fim do ano, mas acredito que a renovação pode acontecer.

Como o clube vai pagar todas as despesas durante a Copa Espírito Santo?

Demos a nossa palavra para a comissão técnica e para os jogadores que todos os salários serão pagos em dia (vencem no dia 10). Existe a preocupação, mas estamos correndo atrás de novos patrocinadores. A dificuldade é grande, mas estamos confiantes. Estamos em contatos com alguns parceiros, coisas que só faltam acertar os últimos detalhes.

Você se preocupa com a transparência na prestação de contas?

Com certeza. Esse é o foco principal da nossa diretoria, sempre vamos ter muita transparência. Nenhuma empresa vai colocar dinheiro (na Desportiva) se não souber para onde está indo o dinheiro que foi investido. Nós já temos uma pessoa que vai fazer uma auditoria das contas do clube. Após essa auditoria, vamos fazer prestações de contas mensais. É bom expor isso, para mostrar onde o dinheiro do patrocinador está sendo investido.

No que mais o clube pode melhorar?

Quero profissionalizar vários setores da Desportiva, o setor financeiro, o patrimonial e o comercial, colocando para trabalhar no clube profissionais capacitados nessas áreas. Isso é uma coisa que vai acontecer gradualmente, não vou conseguir chegar e mudar tudo de uma vez, mas espero profissionalizar a Desportiva ao longo dos três anos de mandato.

Quais os seus planos para o departamento de futebol?

Nosso foco é vencer a Copa Espírito Santo e conquistar a vaga para a Série D de 2018. Com isso, vamos ter alguns meses para conseguir parcerias para fazer um time mais forte e organizado. Penso também em ter mais uma pessoa para trabalhar ao lado do Rossato no comando do futebol. Acredito que o time precisa de continuidade, não podemos ficar montando e desmontando times. Temos que jogar bem a Copa Espírito Santo e manter uma base já pensando na próxima temporada.

As categorias de base da Desportiva estão em um momento ruim. O que você pretende fazer para melhorar isso?

Um clube começa a crescer quando tem uma boa categoria de base. Já temos um planejamento para reestruturar o nosso time sub-20. O nosso sub-15 e sub-17 tem parceria com o Solvive até o fim do ano e também estamos fazendo planejamentos sobre isso. Queremos reestruturar o sub-20, estamos muito perto de conseguir um patrocínio para as categorias de base e teremos novidades ainda neste ano. Também temos um projeto para a nossa escolinha.

Chapa Avança-Tiva

Presidente: Edney Costa

Vice-presidente: João Carlos Rocha

Vice de finanças: Álvaro de Sá Marinho Neto

Vice administrativo: Orlando Carlos dos Santos Filho

Vice comercial: Sebastião Francisco da Silva

Vice de patrimônio: Elmo Fernandes dos Santos

Vice social: Antônio Carlos dos Santos Félix

Presidente do conselho deliberativo: Sergio Burmann

Ver comentários