Notícia

Martine e Kahena levam ouro no evento-teste para Tóquio 2020

Dupla brasileira conquistou o título por antecipação na disputa que também é válida como a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2018/19<br>

Vitória brasileira na vela! Nesta sexta-feira, ventos fracos e chuva cancelaram as regatas previstas em Enoshima, no Japão, mas foram favoráveis para as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que lideram a classe 49erFX, com vantagem de 26 pontos, e conquistaram por antecipação o título do evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, também válido como a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2018/2019.

- Foi bom, para gente é muito importante saber que conseguimos velejar bem na raia olímpica. A gente fez uma preparação boa antes, acho que ajudou um pouco ter o meu pai (Torben Grael) como técnico. A gente nunca ganhou um campeonato por antecipação, estamos muito felizes - contou Martine Grael.

Nesta sexta seria disputado o último dia de regatas classificatórias para a medal race, mas por conta do cancelamento devido às condições climáticas, as 10 melhores duplas da 49erFX na classificação atual avançaram para a final.

Líderes da categoria a dupla brasileira tem apenas 11 pontos perdidos, contra 37 das britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey, que estão em segundo lugar. Apesar de faltar apenas uma regata a ser disputada, a dupla brasileira já garantiu a medalha de ouro pela diferença inalcançável de 26 pontos - É improvável que Martine e Kahena sejam ultrapassadas na disputa por medalha, já que o máximo que se pode perder em uma prova são 20 pontos.

- Estou muito feliz. A gente teve uma semana muito produtiva, a gente velejou com cabeça e foi muito bom. Apesar do tempo que ficamos sem velejar juntos, estamos muito sincronizadas e a gente conseguiu fazer um belo campeonato e ganhar o título com antecedência pela primeira vez - disse Kahena Kunze.

O evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é a segunda competição da dupla brasileira depois de Martine Grael ter passado uma temporada se dedicando à Volvo Ocean Race. A dupla ainda fica mais alguns dias no Japão e vai disputar a Enoshima Olympic Week entre 21 e 24 de setembro.