Notícia

Minas domina partida no segundo tempo e vence Botafogo pelo NBB

Diante do seu torcedor, equipe mineira conta com grande atuação no terceiro período para derrotar o alvinegro em confronto direto por vaga na Copa Super 8 da competição

Em um confronto direto entre dois times da parte intermediária da tabela do NBB, que buscam garantir uma vaga na Copa Super 8, que terá início no fim desse mês, o Minas derrotou o Botafogo, nesta terça-feira, por 85 a 77, na Arena Minas Tênis Clube.

Com a vitória, o Minas chegou ao seu sexto triunfo em dez partidas disputadas nesta edição da competição, chegando à sexta posição na tabela de classificação. A equipe mineira retorna às quadras na próxima segunda-feira para enfrentar o Brasília, no Ginásio da ASCEB, na capital do país.

O Botafogo, por sua vez, perdeu a chance de encostar nos quatro primeiros colocados, com a quinta derrota em 11 jogos, caindo para a sétima posição na tabela. O próximo compromisso do alvinegro será na próxima sexta-feira, no clássico regional contra o Flamengo, no ginásio do Tijuca Tênis Clube.

Minas começa melhor
Apesar do embate envolver duas equipes que vivem bons momentos na competição, o primeiro período foi marcado por uma superioridade do Minas, que contava com um bom aproveitamento no ataque, organizando suas respectivas jogadas com paciência e buscando jogadores livres o que gerava, por consequência, melhores arremessos.

O Botafogo, por sua vez, se mostrou perdido no período. O habitual desempenho defensivo acima da média não foi acompanhado em termos ofensivos, já que o alvinegro desperdiçou muitas jogadas pela falta de organização, forçando muitos arremessos, facilmente defendidos pelo Minas, com bom retrospecto nos rebotes, que venceu o período por 22 a 16.

Botafogo se recupera e partida fica equilibrada
A equipe treinada por Léo Figueiró voltou para o segundo período com um desempenho ofensivo muito melhor, criando tremas na segunda metade da quadra com mais inteligência, chegando a virar o placar no começo do quarto. Após a reviravolta, porém, o Minas conseguiu se recuperar, garantindo um placar que colocava pouca vantagem para qualquer das equipes.

Quando o Minas estava atrás do placar, o norte-americano Dominique Coleman foi o responsável por não deixar o Botafogo crescer no duelo, marcando sete pontos no período. Pelo alvinegro, Arthur se apresentou como a principal opção do quarto, marcando 11 pontos, o que foi suficiente para o alvinegro vencer o período por 25 a 22, mas não por evitar a vantagem total dos mandantes, que foram para o intervalo vencendo por 44 a 41.

Grande vantagem
Por conta do segundo período equilibrado, o esperado para a volta do intervalo era a de um duelo com poucas aberturas, com as duas equipes oferecendo uma forte marcação. O que se viu, porém, foi um Minas muito forte e um Botafogo que até conseguia criar chances mas não conseguia colocar a bola na cesta, seja pela escolha errada de arremessos ou pela falta de capricho.

O Minas, por sua vez, aproveitou o baixo aproveitamento do Botafogo para construir uma vantagem de respeito no terceiro quarto, vencido por 23 a 12. O grande destaque do período foi Bob, que marcou dez pontos, auxiliado a um aproveitamento praticamente perfeito nos arremesos de quadra. Dessa maneira, a grande atuação dos mandantes no terceiro período resultou em uma vantagem de 67 a 53 no placar.

Aproveitamento ruim do alvinegro
O Botafogo até tentou superar a atuação abaixo da média do terceiro quarto no começo do último período, mas esbarrou naquele que foi seu principal inimigo no segundo tempo da partida: o fraco aproveitamento. A equipe do Rio de Janeiro errou muitos arremessos, o que facilitou a vida do Minas, que, com a vantagem em seus braços, apenas 'cozinhou' o duelo.

Em certo momento do período, o alvinegro conseguiu diminuir a vantagem dos mandantes para sete pontos, mas não conseguiu achar continuidade no bom momento em quadra, por conta de erros de tomada de decisões dos armadores, principalmente de Jamaal Smith. Apesar da vitória no período, o desempenho não foi suficiente para o Botafogo vencer o Minas, e a partida terminou 85 a 77 para os mineiros.

Destaques da partida
Minas:
Wesley: 24 pontos, 4 assistências e 12 rebotes
Gegê: 6 pontos e 8 assistências
Coleman: 12 pontos, 3 assistências e 7 rebotes

Botafogo:
Arthur: 21 pontos, 3 assistências e 6 rebotes
Ralfi Ansaloni: 13 pontos e 8 rebotes