Notícia

Pinheiros vence Botafogo e abre 2 a 1 nas quartas do NBB

Equipe paulista abriu vantagem na série de melhor de cinco com vitória em casa, neste sábado e tenta vitória no Rio de Janeiro para avanças às semifinais do torneio

O Pinheiros deu um importante passo rumo às semifinais do Novo Basquete Brasil, neste sábado. JJogando em casa, no Ginásio Henrique Villaboim, a equipe paulista venceu o Botafogo por 89 a 64 e abriu 2 a 1 na série de melhor de cinco que vale vaga nas semifinais do torneio. Betinho foi o cestinha do jogo e destaque do time vencedor com 23 pontos, cinco rebotes e cinco assistências. No time carioca, Arthur foi o melhor em quadra com 13 pontos, quatro rebotes e uma assistência.

O Pinheiros agora está a uma vitória da classificação. O quarto jogo será disputado no Rio de Janeiro e o quinto, caso aconteça, volta para a capital paulista, graças a melhor campanha na fase de classificação. O adversário da equipe que avançar será o Flamengo, que, neste sábado, venceu o Corinthians, no Rio, e fechou a série em 3 a 0.


O JOGO

Erros alvinegros
A partida começou intensa na capital paulista. Apoiados pela torcida, que lotou o ginásio, os donos da casa não demoraram a se impor sobre o Botafogo. Betinho, em noite inspirada comandava o Pinheiro. Com 12 pontos e aproveitamento de 85.7% no período, o ala comandou o time. O Alvinegro, incomodado com a desvantagem no placar, tentava acelerar o jogo e acabava errando. As bolas de três também fizeram a diferença a favor dos paulistas. Foram quatro contra apenas uma neste fundamento. Final de quarto Pinheiros 27 a 18.

Pinheiros abre vantagem
No segundo período, o Pinheiros manteve o mesmo ritmo. O time comandado por César Guidetti jogava com inteligência no ataque, aproveitando os erros do adversário. A eficiência nos arremessos de três foi mantida e a equipe ampliou a vantagem para 20 pontos. Do outro lado, o Botafogo de Léo Figueiró não conseguia emplacar uma boa marcação, principalmente em Betinho, e dependia muito de Jamaal, que não brilhava como de costume. Nesta toada, o Pinheiros foi para o intervalo com o placar favorável de 51 a 33.

Botafogo tenta reagir
Na volta do intervalo, Arthur comandou a reação do Alvinegro, com bom aproveitamento nos arremessos e rebotes. Com uma bola de três, diminuiu a diferença para 12 pontos na metade do terceiro quarto. Mas a alegria durou pouco e o Pinheiros reagiu rápido, com uma bola de três e um contra-ataque na sequência. O terceiro período terminou com os anfitriões com 18 pontos de vantagem: 71 a 53.

Com ampla margem no placar e um adversário com poucos recursos para reagir, ficou fácil para o Pinheiros só administrar a partida no último período e ainda ampliar a diferença no marcador. Com 25 pontos a mais e grande atuação coletiva, os paulistas garantiram um importante resultado rumo às semifinais. Placar final: 89 a 64.