Notícia

Diogo Soares celebra conquistas e diz: 'Tenho potencial para chegar no topo'

Revelação da ginástica, atleta de 17 anos, medalhista da Olimpíada da Juventude, ainda comenta sobre mudança de categoria ano que vem e ajuda dos mais experientes

Sem dúvidas, Diogo Soares define bem o significado de revelação da Ginástica Artística. O ginasta de 17 anos vem se destacando nas categorias de base ao conquistar duas medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude no ano passado. Em junho, na primeira edição do Mundial Juvenil, mais um pódio: prata nas argolas. E foi tão bem em Praia Grande, onde acabou com o título do individual geral pelo Campeonato Brasileiro, superando atletas da atual seleção brasileira.

Ao LANCE!, Diogo Soares celebrou as conquistas nas últimas disputas e se vê no caminho para almejar mais títulos. Ele também exaltou a mudança de categoria, que vai acontecer a partir de 2020.

— Fico muito feliz, porque com essa mudança de categoria eu vejo que eu estou no caminho. Espero que ano que vem eu possa fazer melhor. Essas medalhas acho que mostraram pra mim que eu tenho potencial. Se eu treinar mesmo, eu tenho potencial para chegar lá no topo, sabe? Abriu mais portas para mim, para eu conquistar mais sonhos — destacou.

Com sorriso nos olhos, Diogo também falou das ajudas dos atletas mais experientes, como Arthur Zanetti, Nory e Chico Barreto, que foram destaques nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Ele salientou que treinar ao lado facilita a caminhada para a conquista de mais medalhas.

— É um sensação maravilhosa de poder às vezes saber que você está no caminho. Você vê a forma de treinamentos deles, como eles agem. Eu estou muito feliz, porque meu trabalho está dando certo — que complementou.

— Acho que é natural. Assim, como eles sabem que tiveram dificuldades no início da carreira. Se eles observam que eu estou com alguma dificuldade, eles me auxiliam, me ajudam para poder aperfeiçoar da melhor maneira. Faz isso, que você vai se sentir melhor. Então, você escuta sorrindo e quero chegar onde eles também chegaram — finalizou.

Pelas regras da Federação Internacional de Ginástica (FIG), Diogo só pode disputar competições internacionais em 2020, quando completa 18 anos. Assim, ele não pode ser convocado para o Mundial adulto de Stuttgart, em outubro, mas vai poder disputar a Olimpíada de Tóquio 2020.

Agora, o foco de Diogo Soares neste segundo semestre de 2019 é o Campeonato Brasileiro Juvenil de novembro. Em 2020 ele tem tudo para integrar a seleção brasileira e brigar por uma vaga nos Jogos de Tóquio.