Notícia

Tupi x Barbarians: curiosidades sobre amistoso em SP com lendas do rugby

Jogo entre Brasil e seleção do mundo nesta quarta (20), no estádio do Morumbi, reunirá vários campeões mundiais e astros internacionais, além de toda a tradição do esporte

Os amantes de rugby ou fãs de esportes em geral terão uma chance rara nesta quarta-feira (20) quando a seleção brasileira de rugby - conhecida como Tupis - faz amistoso às 19h30 no estádio do Morumbi, em São Paulo, contra os Barbarians, equipe formada por craques mundias da modalidade.

Apelidado de Baa-baas, o Barbarians é um clube diferente: criado na cidade britânica de Bradford, em 1884, não tem time fixo nem estádio próprio. Ele funciona como uma espécie de "seleção do mundo", convidando grandes jogadores do planeta para fazerem amistosos contra seleções nacionais. Na prática os Barbarians são embaixadores mundiais do rugby, difundindo a tradição, técnica e valores da modalidade.

O jogo é mais uma demonstração da força e do crescimento do rugby brasileiro já que os Barbarians formam uma equipe de prestígio internacional. Para se ter uma ideia do nível dos jogadores estrangeiros que estarão em campo, quatro deles acabaram de conquistar a Copa do Mundo de Rugby pela África do Sul. São eles Makazole Mapimpi, Schalk Brits, Lukhanyo Am e Tendai Mtawarira. Mapimpi, inclusive, foi o autor de um try (o gol no rugby) na finalíssima do Mundial contra a Inglaterra, em que a África do Sul venceu por 32 a 12.

O amistoso desta quarta (20) é o segundo de uma turnê de três partidas dos Barbarians em novembro. No sábado (16), eles enfrentaram a seleção de Fiji em Twickenham, templo do rugby, em Londres. Fiji venceu apertado, por 33 a 31. Depois da partida contra os Tupis, os Barbarians retornam para a Europa onde finalizam a turnê de amistosos contra o País de Gales, em Cardiff.

Com o inédito amistoso, o Brasil será o 24º país já enfrentado pelos Barbarians desde 2000. A lista inclui Alemanha Portugal, Georgia, Tunísia, Espanha, Bélgica, Fiji, Samoa, República Tcheca e Tonga.

Outra curiosidade é que o estádio do Morumbi já foi palco da partida de rugby com maior público do país, quando os Tupis enfrentaram, em novembro de 2018, uma seleção regional da Nova Zelândia, os All Blacks Maoori. Naquela oportunidade, foram 34.541 mil pessoas.

Por fim, quem assistir ao jogo pode se perguntar por que, além do tradicional uniforme preto e branco, os Barbarians usam meias diferentes. É porque cada jogador utiliza a meia do uniforme de sua seleção ou clube de origem.


SERVIÇO

Amistoso de rugby Brasil (Tupis) x Barbarians

Data: 20/11, às 19h30

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo

Ingressos: https://barbariansnobrasil.com.br/