Notícia

Passageiros usam sombrinhas dentro de Transcol por causa de goteiras

Dia de chuva, ônibus lotado e ainda chove dentro do coletivo

Chove dentro de ônibus de duas linhas do Transcol no ES
Chove dentro de ônibus de duas linhas do Transcol no ES
Foto: Internauta | Gazeta Online

Seria cômico, se não fosse vergonhoso. Milhares de capixabas dependem do transporte público diariamente para fazer o trajeto de casa até o trabalho (e vice-versa). E se já não bastasse o velho problema da superlotação, só na manhã desta quarta-feira (29) dois ônibus das linhas 535 e 528 estavam com goteiras em vários pontos do teto. 

A situação fez com que os passageiros, mesmo dentro do ônibus, tivessem que abrir o guarda-chuva. Uma das usuárias do Transcol que enfrentou a situação foi Kennya Vilela. Ela seguia do Terminal de Laranjeiras, na Serra, para a Avenida Américo Buaiz, em Vitória, passando pela Avenida Norte Sul.

"Dia de chuva, ônibus lotado e ainda chove dentro do coletivo. Isso sem contar na sujeira que está o chão do Transcol", lamenta. Ela fez os registros por volta das 7h40, quando ia para o trabalho, e conta que as goteiras - como estavam desta vez - nunca havia visto. "Água sempre cai, não tem jeito, mas goteiras em vários pontos do teto eu não sabia", ironiza.

Leia também

Ela avalia que a situação é um descaso. "A gente depende do transporte coletivo. Logo de manhã, aquele monte de gente abrindo guarda-chuva dentro do ônibus, e que não adiantava nada, porque um fica abrigado, mas o que está ao lado acaba molhado com o que cai do próprio guarda-chuva", explica.

NOTIFICAÇÃO

Questionada, a Ceturb-GV informa que já notificou os consórcios operadores responsáveis pelas linhas para que verifiquem os veículos para que essa situação não se repita. A Ceturb diz que realiza vistorias periodicamente em toda a frota cadastrada, nas quais são apuradas as condições de inúmeros itens do veículo, inclusive as condições da sanfona dos veículos articulados e os alçapões de ventilação.

De acordo com a empresa, cada garagem é responsável pela manutenção dos veículos no dia a dia. Os veículos passam por manutenção preventiva pelo menos uma vez por mês.

RECLAMAÇÕES

A empresa esclarece que os usuários podem ajudar informando o número do carro, da linha e o horário do ocorrido, por meio do Disque Ceturb (0800 039 1517) para que o veículo possa ser vistoriado e as medidas cabíveis sejam adotadas.

Ver comentários