Notícia

Acupuntura é também indicada para cura de animais domésticos

O processo pode recuperar o movimento dos animais

A acupuntura é um método milenar e ajuda no tratamento de muitas doenças. Com agulhas colocadas no corpo, é indicada principalmente para traumas motores, que limitam os movimentos do corpo, e dores que continuam após algum acidente. Muitos não sabem é que a técnica também é usada em animais domésticos. Hoje é pouco encontrada no Estado para pets, porém pode ser a salvação para muitos.

Na Grande Vitória entre os poucos veterinários especializados no assunto está o médico veterinário Dr. José Carlos Neves, que aplica o serviço em uma clínica veterinária de Vila Velha. O acupunturista explica que o tratamento é melhor do que algumas medicações, já que o estímulo para melhorar é feito pelas agulhas e são do próprio corpo do animal. “Os remédios podem agredir outros sistemas e não serem tão bons quanto a acupuntura, por conta da intoxicação e outros motivos”, lembra.

Há sete anos após um acidente o cão Luck sofreu uma torção na coluna e perdeu parte dos movimentos do corpo. O dono dele, o aposentado Zaluar Dias Filho, de 79 anos, levou-o para fazer o tratamento de acupuntura e tudo voltou ao normal. Há cerca de 2 meses, porém, Luck caiu de mau jeito ao sair do carro do dono e parou de andar por conta do mesmo problema, tendo que voltar a fazer o tratamento com agulhas. Hoje ele já anda, entretanto a movimentação de uma das patas não está normal ainda. (Veja o vídeo abaixo)

Zaluar aprova o resultado do tratamento pela acupuntura e ressalta que parte da recuperação de Luck foi bem sucedida. “Foi uma melhora espetacular (na primeira vez) como houve agora. Ele tinha parado de andar e está andando normalmente, mas quando sobe alguma elevação ele ainda precisa de uma ajuda”, afirma.

José Carlos lembra que Luck não mexia nem o rabo e também colocou uma agulha na ponta do membro. “Quando a cauda está imóvel eu coloco. Depois de um tempo a cauda dele começou a responder aos estímulos e voltou ao normal. Hoje também coloco uma agulha na pata esquerda (do Luck), que ainda não está com os movimentos normais”, lembra o veterinário.

Serviço

Acupuntura

Onde encontrar: Clínica Veterinária Provel, Av. Luciano das Neves, 1258 - Centro de Vila Velha, Vila Velha - ES

Preço por sessão: Em torno R$ 160

Ver comentários