Notícia

Ave rara que parece tronco de árvore é flagrada na Região Serrana

Urutau é uma ave rara que foi vista em Vila Pontões na manhã deste domingo (15)

Foto: Pedro Américo Ferreira

Você pode nunca ter admirado, pessoalmente, um urutau. Mas já deve ter visto algum meme dele na internet. É que é essa a ave rara que abre a boca de uma forma exagerada, e ela faz isso para cantar, principalmente à noite, já que tem hábitos noturnos. Ela foi flagrada pelo dono de um bar de Vila Pontões, distrito de Afonso Cláudio, na região Serrana do Espírito Santo. 

Leia também

Pedro Américo Ferreira, de 70 anos, conta que nunca tinha visto es, por horas, e se você não olhar direito parece até um pedaço de tronco da árvore", conta. Ele flagrou o urutau na manhã deste domingo (15), em frente ao estabelecimento de que é dono. 

O capixaba detalha que não viu a ave se alimentar e nem a ouviu cantar, mas destaca que outras pessoas presenciaram o canto. "Disseram que ela come, também, insetos que passam perto dela justamente quando ela está camuflada nas árvores", finaliza. 

OUTROS NOMES

Também é conhecido como "pássaro-fantasma", nome que é justificado pelas suas penas parecidas com a cor de troncos de árvores, e, dessa forma, fica camuflado quando está parado na mata. A ave também é chamada de "Mãe-da-Lua", e, nesse caso, a lenda - que é de origem boliviana - conta que Urutau era uma índia, que foi transformada em pássaro pelo próprio pai. Ele teria feito isso para silenciar a primogênita sobre um assassinato que ela cometera. 

Ver comentários