Notícia

Fenômeno raro transforma o litoral norte no Caribe capixaba

Fatores como a falta de chuva e pouco vento contribuem para o "clareamento" da água na região

Fenômeno raro deixa água da Barra do Sahy, em Aracruz, límpida

Os turistas que costumam frequentar a praia de Barra do Sahy, em Aracruz, tiveram uma grata surpresa neste final de semana. A água cristalina que tomou conta do mar do balneário neste verão já rendeu até comparações com praias do Caribe por banhistas mais entusiasmados.

Quem se surpreendeu foi o engenheiro mecânico Higor Costa, de 23 anos, que passa todo verão no balneário. "Minha tia tem casa em Barra do Sahy, então sempre vamos para lá, mas é a primeira vez que vejo isso", disse.

Fenômeno raro deixa água da Barra do Sahy, em Aracruz, límpida
Fenômeno raro deixa água da Barra do Sahy, em Aracruz, límpida
Foto: Higor Costa

Nem mesmo as fotos postadas em redes sociais convenceram os amigos de Higor, que achavam ser uma brincadeira do rapaz. "Ninguém acreditou, o pessoal achou que fosse porto de galinhas ou outro lugar assim. Só a água que continua gelada", se diverte.

A água de Barra do Sahy em foto do internauta Higor Costa, em 2012
A água de Barra do Sahy em foto do internauta Higor Costa, em 2012
Foto: Higor Costa

Agnaldo Martins, professor do departamento de oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo, explica que o fenômeno de águas cristalinas que tem aparecido no litoral norte do Estado é raro e depende de vários fatores.

"Essa questão da cor e da transparência da água depende de vários fatores que podem contribuir. A água barrenta normalmente se deve à partículas em suspensão, areia e tudo aquilo que o rio traz. Quando há pouco dessas partículas, a água fica mais clara", esclarece o professor.

De acordo com Agnaldo, o menor número dessas partículas em suspensão na água se deve à combinação de falta de vento, ou vento vindo do mar para a terra, e pouca chuva. "Esses fatores conjuntos diminuem a quantidade de partículas que caem do rio no mar e provocam essa cor mais bonita", finaliza.

Internautas registram o mar caribenho que se formou no Estado

 

Ver comentários