Notícia

Menina sofre assédio após programa de TV

Valentina, 12 anos, foi vítima de uma enxurrada de comentários com conotação sexual

Valentina teve seu nome entre os assuntos mais comentados em rede social
Valentina teve seu nome entre os assuntos mais comentados em rede social
Foto: Divulgação

Uma menina de 12 anos, com roupas comuns, sem maquiagem, cozinhando em um programa de televisão. Nenhum aspecto que pudesse chamar atenção à sexualidade, mas isso não impediu que homens adultos se referissem a ela nas redes sociais como uma “vagabunda”, “ “safada” e fazendo alusão ao estupro.

Os comentários, considerados pedófilos por especialistas, vieram à tona e tornaram-se alvo de debate, após a garota, Valentina, iniciar sua participação no programa MarterChef Junior, da rede Bandeirantes de televisão, a Band, em que várias crianças disputam o título de melhor cozinheiro.

As colocações com conotação sexual e ofensivas chocaram por se dirigirem deliberadamente a uma criança e fizeram acender questionamentos sobre a cultura do estupro e os limites da sociedade, em que homens sentem-se confortáveis para fazer esse tipo de agressão publicamente.

O pai dela, Alexandre Schulz, contou à imprensa que a família se preparou para a repercussão do programa, mas a situação saiu do controle. “A gente já tinha chamado uma pessoa para tomar conta do Twitter dela porque estávamos preparados para o assédio e as consequências possíveis, mas não imaginávamos encontrar tarados”, disse.

Exposição

Ele ressaltou que teve até quem pedisse a foto a menina nua e também explicou que ela só vê os comentários após aprovação familiar.

Isso, entretanto, não impedirá Valentina de ouvir alguma piadinha de mau gosto e de ficar sabendo o que se passa. “Mesmo que estejam filtrando, ela tem amigos e colegas, de uma forma ou de outra já está exposta. A consequência é que ela pode até entrar em depressão, sentir-se culpada”, aponta a psicóloga e pedagoga Ellen Camargo.

Em nota, a Band lamentou os comentários, classificados como de extremo mau gosto. “O foco do programa é o talento das crianças, e nem de longe, há qualquer provocação a esse tipo de estímulo", disse a rede.

Ver comentários