Notícia

Três dias de muita cerveja e agito em Domingos Martins

A Sommerfest tem como objetivo resgatar e preservar a cultura alemã no Estado

O ano era 1987 e acontecia em Domingos Martins, região Serrana do Estado, a 1ª edição da Sommerfest, em comemoração à chegada dos primeiros imigrantes alemães à região. De lá pra cá, a tradição se mantém, e nos próximos dias 29, 30 e 31, a cidade estará em festa com a realização da 29ª edição do evento.

O início dos festejos ocorre com uma celebração ecumênica no Marco Histórico em Biriricas, que registra a presença do primeiro grupo de imigrantes na região. Além disso, o público se divertirá com o Concurso do Lenhador, a escolha do rei e da rainha da festa e show com a banda Fröhlich.

O sábado segue com apresentações musicais e de danças típicas alemãs. O público poderá dançar ao som de Léia do Acordeon e Os Germanos.

O ponto alto da Sommerfest é o Desfile Cultural que acontece no domingo, onde 16 alas relembrarão os traços da cultura germânica deixados no município, além de mostrarem a saga dos primeiros imigrantes desde o início da colonização até os dias atuais. O tema do desfile será os 150 anos da Igreja Luterana de Campinho.

Referência

Uma das atrações é o Concurso do Lenhador, que elege os melhores serradores de madeira do festival
Uma das atrações é o Concurso do Lenhador, que elege os melhores serradores de madeira do festival
Foto: Divulgação / Prefeitura de Domingos Martins

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Wellington Bleidorn, o evento é uma referência no calendário festivo cultural do Espírito Santo.

“Do gênero, ele é o principal no Estado, e, como diz o ditado, um povo sem cultura é um povo sem futuro. Nessa oportunidade, vamos apresentar aos turistas e à comunidade local a importância da cultura alemã. Todos podem esperar muita cultura alemã, através das danças, apresentações musicais, gastronomia e das atrações culturais”, conta.

O público estimado é de 30 mil pessoas, o que, para o secretário, impulsionará a economia da cidade. “Além do aspecto cultural, temos a atividade econômica, que será movimentada através da ocupação dos nossos hotéis, pousadas, com moradores que recebem turistas em casa cobrando pela estadia e restaurantes. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o artesanato local e a exposição de cerveja artesanal capixaba”.

Confira a programação da festa

Sexta-feira (29)

Celebração

Será realizada Celebração Ecumênica no Marco da Colonização em Biriricas, além da 1ª etapa do Concurso do Lenhador, Abertura Oficial, Concurso Rei e Rainha da Sommerfest e Banda Fröling.

Sábado (30)

Música e dança

O dia será de muita música com Léia do Acordeon, Banda Os Tradicionais Pomeranos, Éden Show, Os Germanos, Grupo Metais Pormmerweg’s. Os participantes ainda poderão acompanhar pelas ruas da cidade os Grupos Culturais Martinense e Os Pegajosos e assistir às apresentações dos Grupos de Dança Blumen Der Erde, Grünes Tal, Hochlandtanz, Pomeranas Fauhan e Bergfreunde e a 2ª etapa do Concurso do Lenhador.

Domingo (31)

Desfile

No último dia de festa o público será presenteado com o Desfile Cultural em homenagem aos 150 anos da Igreja Luterana. O público ainda se diverte com apresentações de várias bandas, grupos de dança e a final do Concurso do Lenhador.

Ver comentários