Notícia

Unidades de saúde do Estado começam a entregar repelentes para grávidas

Governo do Estado recebeu 10 mil frascos nesta quinta-feira

 A entrega dos repelentes começa a partir desta sexta-feira (29)
A entrega dos repelentes começa a partir desta sexta-feira (29)
Foto: Reprodução

O Governo do Estado recebeu nesta quinta-feira (28) 10 mil dos 75 mil repelentes comprados para distribuir às grávidas de todos os municípios do Espírito Santo. A entrega começa a partir desta sexta-feira (29) e a previsão é que todas as unidades de saúde tenham repelentes para entrega após o período de carnaval.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), os demais 65 mil produtos vão chegar até o final de fevereiro. O Espírito Santo vai ser o primeiro estado do país a realizar a distribuição.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Gilsa Rodrigues, os medicamentos sairão da central em Vitória em direção às regionais de saúde, que ficam em São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, além da Região Metropolitana, sediada em Cariacica.

“Os municípios buscarão nessas regionais. Daí para lá, cada município entregará nas suas unidades de saúde. Todas as unidades de saúde do Espírito Santo terão repelentes”, falou Gilsa.

Os cálculos da quantidade do produto foram feitos com base no número de mulheres que fazem pré-natal nas unidade de saúde do Estado.

“Se elas se consultam na rede particular, não têm direito a adquirir o repelente gratuito”, destacou a gerente.

Gilza explicou que a distribuição de repelentes vai depender da quantidade de gestante de cada município. “Nesse momento, prioritariamente, os municípios que já têm registros de gestantes com zika vírus e os que têm casos de microcefalia”, destacou.

O medicamento vai ser entregue na consulta do pré-natal, mas, caso a gestante passe por ela antes da distribuição, ela pode adquirir depois em uma unidade de saúde do município.

Ver comentários