Notícia

Planetas alinhados no horizonte

Evento astronômico raro poderá ser visto durante este mês; ápice será no sábado (6)

Não é de hoje que eventos astronômicos chamam a atenção dos observadores de todo o mundo – são eclipses, superlua, chuva de meteoros – e, desde a madrugada do último dia 20, um alinhamento planetário toma conta do céu.

Nesse fenômeno, quatro planetas do Sistema Solar (Júpiter, Marte, Saturno e Vênus) já encontram-se “enfileirados” e o ápice do acontecimento será no próximo sábado, quando Mercúrio atingirá o ponto mais alto do céu.

Segundo o astrônomo e coordenador do Gaturano Observatório Astronômico (GOA), Marcio Malacarne, a última vez em que um fenômeno parecido ocorreu foi no ano de 2002. Naquela época, o alinhamento pode ser visto ao entardecer do dia. Agora, a observação a olho nu pode ser vista entre o período do final da madrugada e o início da manhã.

“O melhor horário para se observar o fenômeno é por volta das 5h, antes do nascer do sol e sem a presença de uma iluminação mais forte. Mas, desde o início da madrugada é possível observamos alguns planetas já se alinhando no céu”, explica.

Ainda de acordo com Malacarne, para a plena observação do fenômeno a dica é se ter um horizonte limpo e realizar a observação de locais sem a presença de prédios e outros elementos que atrapalhem a visão.

Assim, a orientação é que os observadores olhem para o céu até o final da madrugada. Segundo Malacarne, a expectativa é que o fenômeno dure até, aproximadamente, dia 15 de fevereiro. Além disso, o “enfileiramento”, de acordo com o profissional, não causa nenhuma mudança física nem representa nenhum perigo à Terra.

Lado místico

Engana-se quem pensa que o fenômeno raro vai atrair apenas a curiosidade dos fãs de astronomia. O alinhamento dos cinco planetas também pode contribuir com que as pessoas possam dar um novo rumo às suas vidas. É o que defende o astrólogo Glaucio Costhae.

E que fique a dica aos interessados no assunto: a ordem é trazer uma movimentação prática à própria vida durante esse período do ano.

“Se você está precisando de um emprego, por exemplo, fique atento às pequenas oportunidades que aparecerem. O momento é propício para sair da inércia. O céu passa por um bom momento, e é aí que entra a importância da ação prática da pessoa”, defende.

Ainda segundo o astrólogo, em especial, as pessoas do signo de Capricórnio serão beneficiadas por conta do fenômeno.

Ver comentários