Notícia

Família de piloto acidentado entra na Justiça para conseguir UTI

O não atendimento à liminar da Justiça tinha pena de prisão para o secretário de saúde do Espírito Santo

Após sofrer um grave acidente durante uma apresentação de motocross no município de Laranja da Terra, na Região Noroeste do Espírito Santo, o jovem piloto Joacks Jardel Lauvers, de 20 anos, foi encaminhado para o Hospital São Lucas.

O laudo médico determina que Joacks seja internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no entanto, a família precisou recorrer à Justiça para que a medida fosse cumprida, sob pena de prisão do secretário de saúde do Estado.

De acordo com o advogado do jovem, Guilherme do Carmo, Joacks acidentou-se no último domingo (31), durante exibição de motocross destinada a uma arrecadação de fundos para o tratamento de câncer de uma jovem da cidade.

Ele foi encaminhado para o hospital e já passou por diversos procedimentos, entre eles a retirada do baço. O advogado informou que a liminar da Justiça havia sido entregue pelo oficial a zero hora desta terça-feira (02).

O documento determina caráter de urgência, sob pena de prisão por desobediência e multa diária de R$ 1 mil, na transferência do jovem no prazo de até seis horas. No entanto, a liminar só foi cumprida às 17h20 desta terça-feira (02), onze horas depois do prazo final estipulado na liminar. Joacks agora está internado na UTI do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, o novo São Lucas. Segundo a família, o estado de saúde dele é muito grave.

Jovem sofre acidente em apresentação de motocross e recorre à Justiça para conseguir vaga em UTI
Jovem sofre acidente em apresentação de motocross e recorre à Justiça para conseguir vaga em UTI
Foto: Dalton Binow

DESESPERO DA FAMÍLIA

O tio do jovem, Florisvaldo Krause, de 41 anos, é um dos que tenta acompanhar a situação do piloto e busca por notícias. De acordo com ele, o jovem já pilota e participa de eventos de motocross há pelo menos seis anos.

Desde o momento da internação na porta do hospital, os familiares reclamam da falta de informação.

"Nós não conseguimos vê-lo até agora. Ninguém autoriza a gente entrar. Não temos notícia. Eles dizem que ele está bem. Mas se ele está bem, como a gente não consegue ver?", questiona o tio do piloto.

Os familiares do jovem conseguiram vê-lo no fim da tarde desta terça. Segundo Florisvaldo, Joacks estava consciente, sem dor, porém os médicos informaram que o estado de saúde dele é muito delicado. 

LEITO SERÁ PROVIDENCIADO

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde explicou que a regulação, ou seja, a busca pelo leito adequado para o perfil clínico do paciente, é feita primeiramente na rede pública estadual, depois na rede filantrópica e, se não houver disponibilidade, é feita a compra na rede particular. Em alguns momentos, não há esta disponibilidade nem mesmo na rede particular.  

Ainda segundo a Sesa, o paciente está recebendo assistência e o leito com o seu perfil clínico foi providenciado.

Ver comentários