Notícia

Vereadores aprovam lei para sacrifícios de animais de rua em cidade gaúcha

Vereadores de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, aprovaram a lei para sacríficios de animais de rua e multa para quem alimentá-los

Um projeto de lei (PL) está gerando polêmica em uma cidade do Rio Grande do Sul. Vereadores de Quaraí aprovaram nesta última segunda-feira (1), um PL que permite o sacrifício de animais de rua no município. A decisão agora precisa ser aprovada pelo prefeito Ricardo Gadret (PTB).

Segundo o projeto, os animais podem ser abatidos "quando considerados possíveis transmissores de doenças". Outro artigo que chamou a atenção, é a aplicação de multa para quem alimentar animais de rua.

Após protestos de integrantes de ONGs de defesa dos animais e do posicionamento contrário do Ministério Público, algumas emendas foram feitas pelos vereadores. Uma das mudanças é que o abate do animal seja aprovado por um médico veterinário, e o local onde fica expressamente proibido a alimentação dos animais é na praça General Osório, a principal da cidade.

O MP solicitou a retirada do artigo que prevê o sacrifício de animais. O prefeito da cidade citou que o projeto foi mal interpretado e que os abates só serão realizados em casos extremos, quando houver "situação de grave dano à saúde humana" como "um cão com raiva e um animal com extrema agitação psicomotora".

E vocês, o que acham desse projeto de lei?

 

Ver comentários