Notícia

Vitória aparece em 1º lugar entre as capitais em ranking de bem-estar urbano

O estudo Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana,; condições ambientais; condições habitacionais; serviços coletivos urbanos; e infraestrutura.

Vitória ficou em primeiro lugar entre todas as capitais do país no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), um levantamento inédito realizado pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Capital capixaba soma 0,9 no ranking. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar urbano apresentada pela cidade. Vitória é seguida por Goiânia, com 0,8742, Curtiba, com 0,874, Belo Horizonte, com 0,8619 e Porto Alegre, com 0,8499. A última capital do ranking é Macapá, com 0,6413.

Vitória ficou em 1º lugar entre todas as capitais do país no Índice de Bem-Estar Urbano
Vitória ficou em 1º lugar entre todas as capitais do país no Índice de Bem-Estar Urbano
Foto: Wing Costa/Gazeta Online

O estudo Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo); e infraestrutura.

Ver comentários