Notícia

Inpe emite aviso de chuva forte com raios e rajadas de vento

O aviso de segunda-feira atinge outros treze estados do Brasil, do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país

Os próximos dois dias devem ser de muita chuva em boa parte do Espírito Santo, segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto divulgou dois avisos de atenção, um para esta segunda-feira (12),  para terça-feira (13) e o outro para quarta-feira (14), com risco de pancadas de chuva intensas com descargas elétricas e rajadas de vento no Estado.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a possibilidade de abertura de alertas de inundação e deslizamentos de terra é alta para o sul do Espírito Santo na segunda e para o Estado inteiro na terça. O Cemaden pede atenção especial aos níveis dos rios que são afluentes do Rio Doce.

O aviso de segunda-feira atinge outros treze estados do Brasil, do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. No Estado abrange, principalmente, cidades das regiões Sul, Serrana e Metropolitana.

São 49 localidades afetadas: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracê, Atilio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Nova Almeida, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Alerta do Inpe para o Espírito Santo
Alerta do Inpe para o Espírito Santo
Foto: Reprodução/ Inpe

Já o alerta de terça-feira, também de chuva e ventos fortes e descargas elétricas engloba os mesmos locais do de segunda, com exceção das cidades de Baixo Guandu, Colatina e São Roque do Canaã. No restante do país, outros nove Estados deverão ser atingidos. O aviso de quarta-feira também é parecido com o de segunda, mas não inclui os municípios de Anchieta, Baixo Guandu, Colatina, Nova Almeida, Piúma e São Roque do Canaã.

O Inpe emite o aviso de atenção quando há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. O órgão orienta os moradores a acompanharem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ter danos e acidentes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo para o Espírito Santo para esta segunda e terça. Há riscos de corte de energia elétrica, risco de queda de galhos de árvores e leves alagamentos, de acordo com o Inmet.

CHUVA FORTE DEVE CONTINUAR

O tempo instável deve continuar depois de quarta-feira pelo menos no Sul do Estado, segundo o Climatempo. Uma frente fria deve atingir o Espírito Santo e o instituto emitiu um alerta de áreas de instabilidade mais fortes para o Sul do Espírito Santo, que pode ter mais de 150 milímetros de chuva.

Ver comentários