Notícia

Virose misteriosa afeta alunos do Ifes e comunidade em Santa Teresa

Aulas no campus estão suspensas por uma semana a partir desta segunda-feira

Sede do campus do Ifes em Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo
Sede do campus do Ifes em Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo
Foto: Divulgação / Ifes

Uma virose misteriosa afetou dezenas de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Santa Teresa, na região Serrana do Estado, além de vários moradores do entorno da instituição.

Segundo a coordenação do campus, mais de 30 alunos foram levados ao Pronto Atendimento local, com sintomas como tontura, diarreia e vômito. Os primeiros casos começaram a aparecer na última sexta-feira (02). Na tarde deste domingo, uma comissão já havia contabilizado 131 alunos e três professores afetados pela virose.

“É um grande surto na comunidade, e que afetou também alguns alunos do instituto. Trata-se de uma virose que veio do Nordeste e, segundo nosso médico, é totalmente contagiosa em grandes aglomerações”, explica Ricardo Martinelli, coordenador local do Ifes.

Aluna do 1º ano do Técnico de Meio Ambiente, Isabela Hatakeyama, de 15 anos, reclama que está passando mal desde desde sexta-feira à tarde, quando chegou da escola. “A única refeição que comi foi lá, na sexta. Sinto muito enjoo e dor de cabeça, mas ninguém está sabendo dizer o que é”.

Aulas suspensas

A Diretoria Geral do Ifes Campus Santa Teresa comunicou, por meio de nota, que as aulas serão suspensas durante a próxima semana. “A decisão foi tomada após vários alunos do campus apresentarem sintomas como febre, diarreia, vômito, dores de cabeça e dores no corpo”, diz a nota.

A diretoria disse ter entrado em contato com a Vigilância Sanitária do município e com o médico da Instituição, que disseram haver um indício muito forte de se tratar de uma virose altamente contagiosa que está infectando várias pessoas na comunidade.

Nesta segunda (05), agentes da Vigilância Sanitária farão uma visita ao campus para realizar análises gerais. As aulas serão retomadas no dia 12, mas a parte administrativa do campus continuará funcionando normalmente.

Ver comentários