Notícia

Moradores e ONG fazem mirante com vista para toda a Grande Vitória

Iniciativa é da população do bairro São Benedito e conta com a ajuda de voluntários

Moradores e voluntários estão colocando a mão na massa para construir o mirante que será feito de paletes e terá vista privilegiada
Moradores e voluntários estão colocando a mão na massa para construir o mirante que será feito de paletes e terá vista privilegiada
Foto: Edson Chagas

O sonho de ter um mirante está mobilizando moradores do bairro São Benedito, em Vitória, desde o último dia 4. Junto com arquitetos e estudantes de Arquitetura e Design de Interiores, eles estão trabalhando duro para construir o deque do mirante, que ficará bem ao lado de um farol que existe no local. A inauguração será com uma subida ecológica no próximo sábado.

O mirante é um desejo antigo da comunidade, e sua construção está sendo possível graças a uma parceria entre a ONG Ateliê de Ideias e o projeto de arquitetura Palete Parque.

Segundo o arquiteto e um dos responsáveis pelo trabalho, Renan Grisoni, a parceria entre a ONG e o projeto surgiu há cerca de dez anos, quando ele ainda era estudante. “Depois de formados, assumimos um projeto de marcenaria criado pela ONG na comunidade, e há dois anos surgiu a ideia de criar o palete parque, que faz intervenções na cidade usando madeiras reaproveitadas”.

O organizador da subida ecológica e uma das lideranças comunitária do bairro, Valmir Rodrigues Dantas, 43, explica que o recurso para a construção do mirante foi captado após a ONG Ateliê de Ideias vencer um edital comunitário.

“Ganhamos R$ 5 mil para fazermos um trabalho de preservação ambiental, contemplando todos os moradores. Resolvemos investir no ecoturismo, para valorizarmos o farol que já temos, e vamos criar o mirante para servir de área de lazer”.

A empolgação dos moradores é visível, e mesmo sob sol forte, adultos e crianças estão se empenhando nas oficinas de marcenaria, para em seguida, colocar o aprendizado em prática na construção do mirante.

Depois de tudo pronto, após fazer uma trilha ecológica, os visitantes poderão contemplar a Grande Vitória com uma vista de 360 graus. “E poderão meditar, ler, namorar e conversar em um espaço seguro. Precisávamos dessa estrutura, mas não podíamos ficar só de braços cruzados esperando pelo poder público”, avalia Dantas.

Trabalho

Entre os trabalhadores voluntários está a universitária alemã Judith Rietzl, 20, que está visitando o namorado no Estado, ouviu falar do projeto nas redes sociais e se prontificou a ajudar. “Estou gostando muito do trabalho, pois o povo daqui é bem acolhedor”, elogia.

O estudante Carlos Eduardo dos Santos Peçanha, 10, é morador da comunidade e apesar da pouca idade, esbanja disposição para ajudar. “Vim ajudar para agilizar, tinha tempo que eu queria uma área de lazer para fazer piqueniques e passear com o meu cachorro”, diz.

O projeto

Farol

São Benedito

Foi instalado pela Marinha Brasileira na década de 1970, para orientar os navios que entravam na Baía de Vitória. No momento está abandonado.

Mirante

Área de lazer

Um mirante está sendo construído ao lado do farol, o objetivo é revitalizar o monumento e transformar o local em um ponto de ecoturismo.

Inauguração

Subida

A inauguração será sábado, com uma subida ecológica. A concentração será a partir das 8h, na Praça Jair de Andrade, no ponto final do ônibus 031. Haverá apresentação da banda da Fames e café da manhã.

Ver comentários